quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Coisas de mãe!

1. Não saber se a mancha na sua roupa é comida ou cocó.
2. Limpar a catota do nariz do filho com a própria mão.
3. Comer o resto da comida do filho.
4. Limpar o vomitado do filho.
5. Limpar um pequeno sujinho no rosto da criança com cuspe.
6. Lamber a chupeta que caiu ao chão para a "limpar".
7. Cheirar o rabo do bebe para ver se tem cocó.
8.  Acordar molhada de xixi sem ser o seu.
9. Inspeccionar bem o cocó.
10. Dormir com a criança por cima de nós.

Esta noite calhou-me a 4 e a 10 e estou mortaaaaaaaaaaa!!




quarta-feira, 28 de setembro de 2016

É hoje !!!


Vida Saudável

Ontem e como tem sido costume, fui caminhar.
Faço pequenas caminhadas de 5 km e corrida de poucos minutos, o que para a maior parte das pessoas é pouco, mas para mim que estou a começar é muito. Para mim já é uma vitoria o facto de... ir.
Manter o foco e a vontade não é fácil, apetece ficar em casa ou ir apenas dar uma volta ou ir ás compras. Mas não. Eu vou, cansada e com as pernas a doer tenho ido. Ontem custou-me muito, doíam as pernas, os joelhos e a força parecia esmorecer, mas lá consegui terminar os 5 km com uns bons alongamentos.
Sei que tenho que ser persistente, ir mais vezes e tentar superar-me a cada dia. Lá chegará o tempo de eu fazer muito mais que 5 km e correr algo mais que uns minutos.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Mais uma semana!

Em inicio de mais uma semana , penso que se tudo correr bem será de muito trabalho, para mim, para ele, por isso agradeço.
Bocejo, têm sido dias longos mas muito felizes entre futebol dos mais pequenos, festas de familia e MacDonald's. Planejo esta semana com tudo o que quero fazer: as boas comidas, as minhas caminhadas, os longos abraços aos meus.
Desejo que junto com ela venha a conquista, os obstáculos e a experiência para que a cada dia consiga evoluir e crescer.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

E cá está ele!

                 "Sei sempre como voltar:  as cores do meu outono desenham novos caminhos."

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O Verão que já se foi!



Hoje acaba o Verão. Estação do sol e do calor, dos dias grandes e dos gelados.
Mas há vida depois do Verão, pelo menos para mim. Confesso que o Outono me acalma, me transporta para pensamentos quentinhos e bons. O sol morno ainda pede noites longas mas que troca o gelado pelas castanha assadas.
Quando chega o Outono a minha casa sabe-me melhor. A cama é mais quente, já apetece acender a lareira, tomar chás a pelar e dormir de meias. Já estou farta de roupa de Verão, já me apetecem as minhas botas e echarpes e já tenho frio nos pes.
Daqui a nada estamos no Inverno, o Outono quase que nem chega a aquecer o lugar, quando menos esperamos as castanhas assadas dão lugar á rabanada e á aletria, ao frio e á chuva e chuva não gosto! Inverno para mim, é Natal e Natal é tudo de bom!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Faz agora 3 anos...

... que o meu filho foi para a primeira classe.
Lembro-me bem do primeiro dia... ele ia cheio de expectativa, mas muito reservado. Eu, que não percebia nada de como as coisas funcionam agora, deixei-o no prolongamento da manhã pois entro muito cedo ao trabalho. Ele lá ficou, sozinho, sem conhecer ninguém, longe daquele miminho que tinha na pre-escola onde chegava a mesma hora e ia ver bonequinhos na Tv, muito bem instalado.
O dia passou e não havia as chamadas AEC (actividades extra curriculares), quando assim é, as crianças não têm as aulas todas e ficam.... lá. Eu saía na altura tarde do trabalho e lembro-me de lá chegar á escola e de serem aí umas 18.15h e ele já não tinha aulas desde as 16h... estava sentado num degrau com uma funcionária á minha espera, a chorar pois os colegas já tinham todos ido embora. Foi um corte no meu coração, lembro-me até hoje da sua carinha!
No dia seguinte fui falar á associação de pais, que tinha uma TV parada na biblioteca, para colocarem a TV no polivalente de maneira aos meninos que chegam cedo de manhã possam ver televisão (principalmente os que ainda não fizeram amigos) e fui falar com uma funcionária pedindo que desse um pouco mais de atenção ao meu filho pois ele não conhecia ninguém. Ela foi uma querida e andava de mão dada com ele, de vez em quando incitava-o a ir brincar e aos poucos as coisas foram mudando, ele fez amigos, e  foi largando a dependência de estar perto da funcionária. Ao fim do primeiro ano já não o incomodava estar ali sozinho, arranjava sempre alguém para brincar, mas a verdade é que aquele rosto a chorar sentado no degrau nunca me abandonou.
Hoje na terceira classe ele  até me pede para ir mais cedo para brincar!
A escola primária é uma mudança muito brusca na vida de uma criança, eles vêm habituados a brincar e saltar o dia todo como se não houvesse amanhã, de uma sestinha a seguir ao almoço, de ter sempre alguém para descascar uma laranja e dar a sopa, e de repente, passam  a estar sentados quase o dia todo, a ter de pôr a mão no ar para falar, a ter que pôr a comida numa bandeja e rezar para não a deixar cair.
Sabendo o que sei hoje, se calhar não o levava tão cedo, ou não o ia buscar tão tarde, mas a vida também não me estava fácil. Hoje olho para trás e vejo que tudo fez parte de uma evolução, de uma  conquista. Tanto para ele como para mim. Tenho que virar a página, deixar ir aquele rosto triste a chorar e pensar na alegria  em que fica hoje, a jogar á bola no pouco tempo que tem antes do primeiro toque.



segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O meu livro de verão!

Acabei ontem e é espectacular! Gostei muito.
Sinopse: O casamento pode dar cabo de uma pessoa…Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo – mas será mesmo um assassino? Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

The Whispers

Ando completamente "agarrada" a esta série que dá no MOV.
A série tem apenas 13 episódios mas para quem quiser ver, ainda estão em tempo visto que o canal esta já a repeti-la.
A série mostra o que acontece quando uma força paranormal começa uma invasão misteriosa que tira a tranquilidade da terra usando para isso os habitantes mais improváveis e confiantes no planeta - as crianças.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Projecto: forma fisica!

Ontem pus em marcha o meu projecto de ficar  em forma: fui correr!
Há dias que penso nisto, mas faltava-me companhia que entretanto surgiu,  que para se começar, sozinha, não dá estímulo.
Assim, quando me surgiu a proposta de ir com alguém aceitei logo.
Primeiro de tudo fui-me munir de ferramentas: fui comprar roupa adequada e ténis. Um bom soutien de desporto é fundamental. Comprei um que me custa imenso vestir e tirar, mas uma vez posto é maravilhoso. Não sentes nada a saltar, tudo seguríssimo e sem impacto nenhum. Os ténis comprei uns próprios para corrida, e o que aquilo é fantástico?? Corres, caminhas e chegas ao fim e a única coisa que não te dói são os pés. São tão, mas tão bons, que quase que parece que ao pisares o chão eles próprios te dão uma impulsão para cima. Comprei calças de desporto e meias.
A roupa de desporto não é propriamente barata, mas seguramente é um bom investimento para quem realmente começar a fazer algo pela vida.
E então lá fui. Começamos por uma caminhada a passo bem acelerado para aquecer, depois corremos um bocadinho. Ao fim de uns minutos eu já estava a morrer. É curioso que não eram as pernas que me doíam, o problema era a respiração. Parece que o ar não me chegava e sem ar não consigo correr. Penso que é aqui que tenho que trabalhar e ganhar resistencia. Tenho que aprender a respirar.
Corremos uns minutos (que para começar tem que ser aos poucos) e voltamos á caminhada.
Andamos cerca de 1h sem abrandar o passo e no final já tinha recuperado o fôlego e estava nova.
Foi maravilhoso sentir o cheiro da cidade, as cores, as pessoas, chegar a casa com o que eu chamo de "cansaço bom", tomar um banho e comer um peixinho cozido com uma batata, e ir dormir com a sensação de liberdade!
Adorei, é sem duvida algo que tenho que fazer sempre.

O dia em que me prometi tentar ser feliz todos os dias

Tenho andado numa tentativa de evolução pessoal.
Sei que somos mais do que isto... sei que a vida não é para ser vivida em modo automático, de casa para o trabalho, e do trabalho para casa. Sei que há mais, há muito mais, nas pequenas coisas, nos pequenos momentos e nos pequenos prazeres. E eu quero mais.
Hoje prometi a mim própria que tentarei ser feliz todos os dias.
Gastamos tanto do nosso precioso tempo a tentar fazer o que é correto, a tentar acertar em tudo, que nos esquecemos que viver também é errar, viver é aprender.
Ser feliz todos os dias não existe, eu sei, haverá sempre sempre preocupações, frustrações, problemas no trabalho e tudo o mais, mas ser feliz é uma opção. É deitar á noite, respirar fundo e pensar no que aconteceu de melhor no meu dia, mesmo que tenha sido um mau dia.

Bom dia!!!


terça-feira, 13 de setembro de 2016

Saudades das minhas férias!

Voltei ao trabalho há 2 semanas e já estou a ressacar por mais férias!
Agora só para o Natal, até lá, ficam as recordações !!


Casa dos Segredos 6

... Já começou, e eu só tenho uma palavra: MEDO !!!!

Confia

Adorava que "o HOJE" fosse apenas o HOJE, sem o peso do ONTEM e a ansiedade do AMANHÃ."
Quem me dera viver apenas o dia a dia, sem ansiedades e sem planos. Dizem que é uma questão de mentalização, de forçar o nosso pensamento a ir apenas para onde a gente quer que ele vá.
Não é fácil, são poucos os que têm a habilidade de viver apenas o hoje. A grande maioria das pessoas vive agarrada ao ontem, como eu, saudosista e melancólica. Outras pessoas só se focam no amanhã, e também como eu, sofrem por antecipação e vivem em ansiedade. Pensam muito á frente e esquecem-se que o único tempo que lhe pertence é o hoje.
Quando penso a sério nisso, vejo que não estamos proibidos de olhar para trás, até porque aprendemos muito, tudo foi uma lição, mas o importante mesmo é o hoje, o único tempo realmente disponível.
Devemos guardar o que foi bom, no ontem sem apressar o amanhã. Ele chegará no tempo certo.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A vida que tinha!

Hoje, falando de filhos com uns colegas de trabalho, dei comigo a pensar na minha vida quando ainda não tinha filho. As noites eram longas e calmas, dormia o que queria e quando queria, via Tv até ás tantas, estava no café enquanto queria e saía sempre que queria. Raramente estava cansada.
Quando penso nas coisas que me faziam estremecer de emoção, assim sinceramente não me lembro de nenhuma a não ser, claro, o meu casamento e a  morte do meu avô.
Quer dizer, tive aqueles momentos normais de tragédia e felicidade como toda a gente tem, mas nada de importante. Aliás, a minha infância nada teve de fenomenal como já o referi aqui várias vezes. Não me recordo de nada assim de extraordinário até conhecer o meu marido.
Casei, foi o dia mais feliz da minha vida e depois fui mãe!
Quando o meu filho nasceu, não senti aquele amor desmesurado que dizem, senti ternura mas não aquele amor!! Esse, veio depois uns dias, lembro-me bem que a primeira vez que senti que mesmo amor pelo meu filho foi na primeira vacina, ainda no hospital (aquela no pezinho) em que os seus pequenos olhos olhavam para mim como sendo a única pessoa no mundo que ele conhecia e que podia contar. E eu, impotente para lhe tirar aquele sofrimento, chorei, de coração apertado. Essa sim, penso hoje, que foi a primeira manifestação do meu amor por ele.
A partir daí, se eu quiser pensar em emoções, vivo imensas, e embora o meu filho tenha sido um bebe perfeito, que dormia, comia e fazia tudo o que era suposto, a minha vida valorizou tanto que nem tenho palavras para descrever.
Hoje sei que o amo mais do que a mim. Choro com a tristeza dele e rio com as suas piadas e brincadeiras. Todos os dias agradeço a Deus a vida que tenho, vou fazer 13 anos de casada e o meu amor por ele nada mudou. Continuo a ama-lo como no primeiro dia. A ambos.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A minha granola caseira

Nunca tinha ouvido falar de granola até que uma amiga, em conversa me falou que fazia granola em casa para ela e para os seus.
A granola consiste numa mistura de frutas secas, fibras, grãos e sementes, que ficam bem misturados e crocantes, podendo ser comida com iogurte, leite e até mesmo sem mais nada.
No mercado há várias marcas de granola mas não são tão saudáveis como as caseiras pois levam uma grande adição de açúcar.
Estes dias pus mãos á obra e fiz granola. Juntei 1 chavena de cada de: aveia, sementes de girassol, chia, quinoa, côco, amendoa, miolo de noz, mel biologio (2 colheres de sopa) e oleo de côco (1 colher de sopa). Mexi tudo muito bem e foi ao forno uns 20 min para não queimar, mexendo sempre com a colher de pau.
A casa fica inundada com um cheiro maravilhoso e no fim deixando bem arrefecer, guarda-se num frasco hermético para manter a granola bem crocante.
Para quem gosta, no fim de sair do forno pode acrescentar uvas passas ou bagas goji!
Tenho comido de manhã ao pequeno almoço com leite e é maravilhosa!!!




terça-feira, 6 de setembro de 2016

Lei da Atração


Quando pensamos negativo!


Acredito piamente que somos feitos e envoltos em energia. Quando essa energia que temos em nós está fraca ou doente ou incapacitada, atraímos também coisas más e nocivas (é a lei da atração). Se por outro lado estamos com pensamentos positivos e levamos a vida um dia de cada vez, atraímos também energias positivas pondo o universo a conspirar em nosso favor. Acredito que os pensamentos das pessoas (tanto conscientes quanto inconscientes) ditam a realidade de suas vidas. Se pensamos sempre de um modo negativo, negro, que algo de mal vai acontecer, então provavelmente algo de mau vai mesmo acontecer. Pelo contrário, se aprendermos a relaxar (não é fácil), a tentar ver o lado positivo de cada problema de cada situação e se mantivermos sempre o pensamento o mais positivo possível, o próprio mundo se encarregará de nos trazer coisas boas.

Não é facil, pelo contrário, é um processo moroso e difícil quando se tem uma vida que também não é fácil, manter e atrair pensamentos positivos.
O poder do pensamento positivo deveria ter-nos sido ensinado, quando ainda crianças, mas é sempre  tempo de mudar para melhor. Para essa transformação é necessário vontade interior, motivação e disciplina para treinar a nossa mente a pensar de maneira positiva. E é mesmo uma questão de treino!
Eu não sou de todo assim... e sei que não é fácil conseguir mudar nossos padrões mentais negativos de muitos anos. Sem saber o que estávamos a fazer, fomos alimentando pensamentos de raiva, frustrações, ressentimentos, ....
Estamos a tempo de mudar. Eu estou a tempo de mudar e tudo vou fazer para o conseguir.


 



sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Ano a ano...

Setembro chegou e com ele tudo recomeça. Para mim é o meu Janeiro, é quando o meu ano começa.

Inicia-se o novo ano lectivo e com ele chegam as novas rotinas, os horários mais rígidos, a correria, o stress... chegam também as noites mais frias que fazem prever o Outono, a casa fechadinha e acolhedora! 
Com o novo ano a começar obrigo-me a traçar objectivos, uns irei conseguir, outros talvez não, mas tentarei com certeza! 
Quero cultivar o reforço positivo, o acreditar, o não temer e o agradecer.
Pequenas coisas que normalmente não fazemos e que são de tanta importância.
Já agradeceste hoje?
Eu já.