Mostrar mensagens com a etiqueta Vida Saudável. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vida Saudável. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Aulas demoníacas

Ontem, dia de treino, lá fui eu, de novo. E, para não variar, questionei-me 20 vezes porque é que estou ali. Depois lembro-me que estou ali porque quero ser mais saudável, quem sabe emagrecer um pouco e basicamente ganhar saúde.
O meu PT põe-nos a fazer o aquecimento na passadeira aí 20 min, depois preparou-nos uns exercicios diferentes para abdominais, pernas, lombares, outros abdominais, glúteos, aos quais tinhamos que fazer series de 15, 3 vezes cada um. Isto sem descanso. São os chamados treinos de alta intensidade (HIIT).
Depois de acabarmos a sequência aí sim, podíamos descansar uns minutos, beber água e retomar tudo de novo.
Sei que ás vezes fico tão mas tão cansada que até fico atordoada.
«Estás bem?» - perguntava ele.
Estou lá bem! Como posso estar estar bem? Estava bem era no meu sofá!
E hoje com nova aula, é certinho - estarei pior ainda.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Esforços

Há 4 meses decidi mudar a minha vida, decidi que era tempo de mudar hábitos alimentares e acima de tudo começar a mexer-me. Sair do sofá.
Apesar de já há uns meses antes ter recebido aconselhamento medico para ter cuidado com a alimentação por causa do colesterol alto, nunca tinha levado isso muito a sério. É um bocado aquela postura do "deixa andar" que "o médico é um exagerado".
Até ao dia em que com uma colega, decidimos começar a ter aulas com um PT. Dividimos o custo e lá fomos.
Não estou magra, longe disso, ainda não alcancei a forma que quero e gostava de perder mais 3 ou 4 kg, mas acima de tudo neste momento pretendo aumentar a minha resistência e flexibilidade, até porque não estou perfeita mas estou bem e sinto-me bem.
E apesar de saber que já perdi peso (2 kg) e volume, ás vezes dou por mim a pensar "não... perdi peso e volume mas se calhar nem se nota assim tanto!" Nota-se. Nota-se sim! E vai continuar a notar-se porque eu quero ainda melhorar mais.
Não sei em que momento me deixei ficar assim, que me desleixei, que deixei de me preocupar comigo, que deixei de me amar. Não sei onde é que me perdi, nem porque me perdi, mas o que é certo é que perdi. 
Agora estou a recuperar. O amor próprio é a base para nos sentirmos bem.
Sim, vale a pena os cuidados alimentares, sim vale pena o exercício físico; não só pelo aspecto, por um corpo melhor mas acima de tudo porque me sinto melhor. Ando mais bem disposta, e acima de tudo gosto de mim. Começo a voltar a gostar de me ver ao espelho. Gosto do que já conquistei e gosto de pensar no que ainda posso conquistar.
 
 

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Vitória pessoal

Não é fácil a gente manter-se motivada o tempo todo. Na nossa rotina diária temos altos e baixos, dias bons e dias maus, dias em que acreditamos que vamos conseguir e outros em que nos sentimos uns derrotados.
Ontem foi um dia de conquista para mim.
A ultima vez que vos falei aqui de quanto já conseguia correr, penso que o meu máximo eram 13 minutos. Uma superação enorme para mim que em toda a minha vida nunca tinha corrido mais de 3.
Ontem foi o dia. Dia em que eu até não esperava grande coisa, estava muito frio, muito desagradável para treinar, mas lá fui com determinação. Corri 20 minutos! VINTE! Para mim não é bom, é mais que espectacular, é para lá de fabuloso. Não sei como o consegui. Se foi pela concentração respiratória, se foi por já ter mais resistência se foi por não pensar em mais nada ou se foi por tudo junto, o que é facto é que corri 20 minutos sem parar, sem querer desmaiar, sem perder o fôlego.
Estou feliz. Estou a ver a minha evolução, a minha força a crescer, o meu corpo a provar que o esforço compensa.
ONtem foi dia de viragem, dia de perceber que eu se calhar até consigo.
Virão dias melhores, dias piores mas hoje posso dizer que CONSEGUI!


quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Avaliação

Ontem foi dia de avaliação na ginástica.
Ia nervosa, confesso. Penso que há sempre aquele receio de não ter emagrecido ou até de ter engordado e aquele pão seco que tenho comido ao lanche até me podia estar a prejudicar.
Lá fui para cima da balança e ela mostrou-me um lindo 59 ! Há 2 meses atrás pesava 61 Kg e estava a sentir-me péssima, disforme e pesada.
Para além de pesar ( e mais importante) fizemos a medição. Já aqui expliquei que muita gente vive presa ao numero que aparece na balança sem entender que quando treinamos, muito mais importante que a balança é o volume corporal, porque podemos não baixar o peso mas podemos estar a ganhar músculo e a perder matéria gorda!
Se há coisa de 1 mês eu estava contente porque tinha perdido 4cm de quadril, ontem vi que perdi outros 4, ou seja em 2 meses apenas perdi 8 cm de rabo.
Nas fotos que tiramos e agora comparando o antes e o depois, vê-se bem as gorduras laterais (os chamados pneus) que estão a desaparecer, a pele casca de laranja (gordura) que está bem mais lisa e todo o volume corporal que está aos poucos a desaparecer.
Não tenho palavras para expressar o quanto estou contente. Sei que não são números fabulosos mas são os meus, e aos poucos o meu corpo vai tomando uma nova forma, uma forma mais saudável e bem mais bonita!


segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Bebidas forçadas

A minha maior luta com a perda de peso, é sem duvida o facto de ter que beber mais água. O hábito de beber 1,5 a 2 litros por dia (recomendado) ainda não está enraizado e confesso que é uma coisa que me custa imenso.
Estou bem melhor do que há uns anos, em que conseguia passar quase um dia inteiro sem me lembrar ou sentir falta de beber água,  hoje em dia bebo mais, consigo beber bem 1L por dia, mas mais do que isso tenho que me forçar mesmo muito. Há alturas em que corre melhor, outras nem tanto.
O truque que encontrei e que melhor resultou - e que continua a resultar - foi, em primeiro lugar, garantir que tenho sempre água ao pé de mim. Tenho sempre uma garrafa comigo na minha secretária, mas isso já falha ao fim de semana quando saio de casa que nunca levo água.
Assumo que sou preguiçosa, se não tiver água ou chá ao pé de mim torna-se muito mais complicado, quer seja porque simplesmente não me apetece ir buscar ou porque vou adiando a minha ida por estar a fazer outra coisa qualquer, ou até não bebo mesmo para não andar sempre a correr para a casa de banho.
Assim sendo, pelo menos á semana tenho sempre a garrafa ao pé de mim. Logo de manhã, ainda em casa, bebo uma garrafa de 33ml com chá de gengibre e limão ainda em jejum. Já não me custa nada, e depois durante a manhã já no trabalho, ponho a garrafa cheia em cima da secretária, e assim sei que tenho que beber pelo menos aquela água, o que também ajuda.

domingo, 22 de outubro de 2017

Aos Domingos uma receita

Estou de volta com esta rubrica de Domingo.
Hoje trago (claro) uma saudavel e hoje trago uma de batatas (doce) fritas.
Sim, as batatas fritas podem ser  saudáveis. A ver:
Ingredientes

- Batata doce
- Óregãos
- Tomilho
- Manjericão
- Pimentão
- Salsa
- Malagueta em pó
- Sal
- Azeite

Para começar lavem muito bem a batata doce porque vamos usá-la com casca e  não vá dar-vos algum desarranjo intestinal.
Depois disso, cortem a batata às rodelas finas  e coloquem num tabuleiro forrado com papel vegetal ou folha de alumínio.
Para terminar é só deitar por cima das rodelas as especiarias e salpicar com um pouco de azeite.
Levem ao forno a 200ºC por cerca de 10 minutos (convém irem dando uma olhadela, porque pode variar de forno para forno). Passado esse tempo virem as batatas para tostar dos dois lados pelo mesmo período de tempo e voilá. Rápido, fácil e saudável.
Bom apetite!

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Aulas privadas

Há muito que quero ficar em forma, já o falei aqui várias vezes. Já fiz dietas, já faço caminhadas e os resultados aparecem, mas pouco.
Há dias surgiu-me a oportunidade de ter um PT e eu sei bem que para resultados eficazes, a melhor opção são mesmo as aulas individuais com um ‘personal trainer’. 
Não é para qualquer carteira é facto, mas para quem pode é efectivamente o melhor. Podemos sempre  optar por aulas em ginásios, mas estes professores vão a nossa casa ou treinam connosco nos seus próprios centros ou jardim.
Os dias de férias já se foram e é hora de por mãos à obra e por o corpo em forma.
O que é preciso é mexer, fazer exercício e realmente nada melhor que um PT para nos ajudar. Há-os para todas as bolsas, disponibilizam horários que se integram bem com a vida pessoal e planeiam as aulas de acordo com os nossos objectivos e limitações e, como exigem compromisso, não há desculpas para faltar. O planeamento alimentar e da aula é personalizado tornando-se assim mais exigente, mais adequado, seguro e motivador para nós. 
A minha primeira aula já foi no sábado e adorei. Já tenho o meu plano alimentar e o foco está no sitio certo. Agora é só trabalhar!

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Nesta fase....

... em que ando a comer melhor e a caminhar, pouco me lembro da comida. Por acaso pensei que seria o mais difícil a fazer (a re-educação alimentar) mas não, poucas vezes tenho fome ou desejos de algo.
Mas é certo que há dias em que a comidinha me vem á cabeça.
Cada pessoa retira prazer do que bem lhe apetecer. Um livro,  escrita, desporto ...
Eu gosto de comer . Não me sabe bem comer só por comer, sou gulosa. No entanto, não sou gulosa de comer doces ou gomas. Gosto mesmo é de apreciar um prato de comida agradável. Um bom rancho, uma boa feijoada ou rojões.
Mas como disse, pensei que seria mais difícil, ando muito bem, raramente me apetece algo mais elaborado, fico bem com um franguinho e uns legumes.
Mas há sempre aqueles dias em que uma Francesinha ia que nem sopa!!

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Criar hábitos



Ontem voltei a ir caminhar. Tenho ido todos os dias nem que seja 30min. Penso que o importante é ir e criar ritmo e hábito.
Confesso que me é muito difícil. Custa-me horrores andar em sítios por exemplo que sejam a subir, ou que não sejam planos. Tenho dores infernais nas pernas e a respiração também não me permite aguentar muito. Podem achar que isto se calhar não interessa a ninguém mas interessa a mim e é importante para mim falar sobre isso para me sentir motivada.
O meu maior receio é realmente perder a motivação e a vontade mas sei que tenho que me manter focada. Sei que daqui a uns tempos já não vai custar assim tanto e cada vez será mais fácil, pelo menos assim o espero.
Saio de casa e vou, normalmente sozinha e essa talvez seja a parte que mais me custa, porque com alguém ao teu lado distrais mais e no fundo até caminhas mais. Mas sozinha ou não, eu vou, por 1h ou meia, eu vou, e penso que tudo o que faça é melhor do que o que eu fazia até agora, ou seja: nada.
A verdade é que cada dia que passa é uma vitória para mim.
Não faço muito, caminho mais ou menos 5 km para já.
E basicamente é isto, tenho-me sentido bem desde que comecei a caminhar, faz hoje 1 semana apenas. Apenas há noite sinto que realmente me doem as pernas de cansaço, no fim do banho, mas penso que será uma questão de hábito.
Tenho que persistir e insistir. Não é fácil, dou comigo muitas vezes a pensar que seria muito melhor estar em casa ou ir as compras mas o estar em casa e ir as compras não melhora a nossa saúde, pois não?

sábado, 22 de julho de 2017

Hoje vou....







.... fazer uma aula de Pilates Clinico e estou nervosa.
Nunca gostei muito de aulas de grupo, mas desta vez vou experimentar porque já ouvi falar maravilhas dos benefícios do Pilates. Pilates é um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. O Pilates clinico por sua vez é um modificação do método inicial e consiste num conjunto de exercícios, adaptados dos exercícios originais que trabalham tudo aquilo que precisamos no nosso corpo e que no fundo passa despercebido no nosso dia a dia mesmo para quem faz exercício regular. O Pilates fornece fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, alinhamento corporal, melhoria da respiração, alivio do stress, optimização da coordenação motora e uma melhoria da consciência corporal.Vou experimentar, depois digo algo.