quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ai Google, não estiveste bem......


O serviço de fotografias da Google,  consegue automatizar um conjunto de funções que o utilizador teria de realizar. A mais interessante, e que não está ainda disponível de forma global, é a identificação de caras e de outros objectos nas imagens e a criação de tags para cada uma delas, facilitando a pesquisa e a catalogação das fotografias.
Estes processos são automáticos e recorrem aos algoritmos de reconhecimento facial que a Google tem desenvolvido ao longo dos anos, para os seus serviços de pesquisa de imagens.
Mas o impensável aconteceu esta semana quando um utilizador viu surgir, no seu Google Photos, uma nova tag, chamada Gorillas. Ao ver quais as imagens que estavam associadas a essa nova tag, descobriu que eram imagens suas e da sua namorada, ambos negros.
Para pedir explicações, e tentar mostrar ao mundo o que a Google está a fazer com os seus algoritmos, colocou no Twitter uma mensagem onde mostra o que encontrou no seu Google Photos.
Ao ser confrontada com esta situação, que é no mínimo incómoda, a Google reagiu de imediato pedindo desculpa ao utilizador. Reconheceu que esta é uma situação que não pode acontecer e que está errada.
Esta é uma falha que reside apenas na forma como o algoritmo de identificação da Google tratou estas duas pessoas negras, associando-as a gorilas.
A empresa acabou por remover a tag Gorillas do Google Photos para evitar mais problemas destes.

Onde se escondeu o riso?

Todos nós já vivemos ou estamos a viver momentos menos bons, com preocupações, doenças... em que ficamos a imaginar quando voltaremos a rir. A rir com aquela vontade que faz doer a barriga, de virem as lágrimas aos olhos.É um sentimento de que a alegria se foi, muitas vezes levada por circunstâncias, uma mudança na vida,um problema,uma perda na família, uma enfermidade, ou tantas outras coisas. Nessas ocasiões parece que rir de verdade, se torna quase impossível. Temos uma alegria que é momentânea que não é suficiente.

Precisamos do riso que vem de dentro para fora. Que está no nosso interior, sorrir não só com os lábios, mas com os olhos, com a alma.
Tenho a certeza que no momento certo descobriremos que ele apenas se camuflou no seu esconderijo, para depois aparecer, quando estamos mais necessitados dele, quando a vida gritar "Anda, surpreende-me!"
Aí ele regressa e entra na nossa vida com novas escolhas, novos sonhos, novas oportunidades. Deixamos de lado a dor, as lágrimas que choramos, o peso do dia a dia do trabalho, das obrigações e entregamo-nos ao riso, sufocando entre gargalhadas. Aí ele volta para nos dar cor aos dias.

Acredito que são fases, fases que passamos em que estamos mais em baixo, mais sensiveis, fases que passam e que são ultrapassadas.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Vaselina útil

Como em tantas outras noites, ontem estive a depilar as sobrancelhas e descobri um truque fantástico.
Depois das ditas devidamente depiladas, eu costumava colocar um creme hidrante por cima para não me irritar a pele e ontem resolvi dar mais um uso á Vaselina da Vasenol que comprei há dias. Tenho usado para cotovelos e joelhos (que é uma maravilha), hidratar os lábios e... outras coisas que agora não interessam nada! Bem, segundo o reclame, tem mais de 30 utilidades.... eu dei-lhe ontem mais uma.
Coloquei vaselina por cima das sobrancelhas acabadinhas de depilar e fui dormir.
Resultado fantástico na manhã seguinte.
Além de ficar com a pele hidratadíssima, as sobrancelhas estavam lindas, penteadas sem um unico pelo mais rebelde e assim se mantêm até agora.


Pensamento do dia

Não te importes com a opinião de quem não te diz nada ao coração, ou à inteligência.

Planejamento de Férias

O que mais penso nesta época é a chegada das férias que para uns são já em Julho, outros para Agosto ou Setembro... e penso como planejar para que não fique enfiada dentro de casa, a ver fotos de praias e sorrisos de outros no Facebook.
Antes de decidir onde ficar, preciso decidir quando ir, onde ir, e quanto dinheiro posso gastar.
O ideal é decidir um sitio que agrade a toda a familia. Longas viagens de carro costumam ser cansativas e dispendiosas. Ver bem as acomodações, seja casa ou Hotel... sendo uma casa posso cozinhar poupando esse dinheiro em restaurantes e afins.
Praia e descanso é tudo o que quero. Não ter que pensar em nada, ler, dormir e estar com os que mais amo.
Férias minha gente, pensem nisso. E pensem que se ficam em casa muitas vezes gastam tanto dinheiro como se alugassem uma casinha algures. E não descansam.