sexta-feira, 22 de novembro de 2019
quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Manhãs
Há dias em que custa mais levantar da cama do que outros. Hoje até não foi dos piores visto que nos temos deitado mais cedo do que é habitual. Corpo que dorme é corpo feliz!
Normalmente a rotina é sempre a mesma, o telemovel toca e há que tirar rapidamente o braço
debaixo dos lençóis, passar o dedo no ecrã e voltar a enfiar o braço debaixo do quente. Apesar desta operação se repetir várias vezes, chega o momento do "tem mesmo que ser". Toda uma
depressão matinal aparece. Penso que tenho que dormir mais, que não me apetece ir trabalhar, que esta a chover, que esta frio. Tudo são desculpas.
Mas as desculpas duram pouco.... depois de me por a pé, a coisa melhora.
Tenho pensado todos os dias na sorte que tenho de ter casa, trabalho, família. Até tenho que admitir que ao contrario dos meus 40 anos de vida, tenho acordado muito bem disposta. Sem revoltas, sem vontade de estar em silencio, sem amuos.
Ouço as noticias, tomo um bom pequeno almoço e saio para mais um dia. Ás vezes a cantar!!
Bom diaaaaaa!!
segunda-feira, 11 de novembro de 2019
Quando a tristeza se torna doença
A propósito de ontem dia 10 de Novembro fazer aniversario da morte do malogrado guarda-redes Robert Enke, hoje falo de depressão.
Robert Enke suicidou-se aos 32 anos ao atirar-se para debaixo de um comboio. Um amigo chegado e a sua mulher confirmaram que o guarda redes estava em depressão há 6 anos, principalmente após a morte da sua filha Lara de apenas 2 anos. Mesmo depois de adoptar uma menina Leila uns anos mais tarde, Enke nunca recuperou da depressão em que se encontrava.
Amigos, colegas de equipa, treinadores, diziam que era uma pessoa calada, reservada e nunca ninguém deu conta até ele encontrar a fuga que o iria libertar de tudo.
E como ele, tantos! Demasiados!
A depressão é muito mais comum do que o que pensamos. Em algum momento da vida todos nos já nos sentimos tristes e em baixo, mas uma depressão é muito mais que isso. É viver o dia a dia num estado triste, ansioso, vazio, desesperado, preocupado, impotente, inútil, culpado, magoado, irritado ou inquieto.
A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns e pode muitas vezes passar despercebida. Há pessoas que a descrevem como uma sensação de estar ‘no fundo de um poço’, outras que se sentem esgotadas e vazias. É importante estarmos atentos a nós e aos outros.
Não desvalorizem alguém que se sente triste de uma maneira permanente, muita gente sofre sem lágrimas e sem gritos de pedidos de ajuda. Não é um “estado de espírito” transitório, não é normal, e não é nem um sinal de fraqueza pessoal nem uma condição da qual se possa sair sozinho(a).
A depressão é muito mais do que angústia ou sofrimento normal: é uma doença que comporta sinais e sintomas que pode durar semanas, meses ou anos se não for diagnosticada e tratada correctamente.
Robert Enke suicidou-se aos 32 anos ao atirar-se para debaixo de um comboio. Um amigo chegado e a sua mulher confirmaram que o guarda redes estava em depressão há 6 anos, principalmente após a morte da sua filha Lara de apenas 2 anos. Mesmo depois de adoptar uma menina Leila uns anos mais tarde, Enke nunca recuperou da depressão em que se encontrava.
Amigos, colegas de equipa, treinadores, diziam que era uma pessoa calada, reservada e nunca ninguém deu conta até ele encontrar a fuga que o iria libertar de tudo.
E como ele, tantos! Demasiados!
A depressão é muito mais comum do que o que pensamos. Em algum momento da vida todos nos já nos sentimos tristes e em baixo, mas uma depressão é muito mais que isso. É viver o dia a dia num estado triste, ansioso, vazio, desesperado, preocupado, impotente, inútil, culpado, magoado, irritado ou inquieto.
A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns e pode muitas vezes passar despercebida. Há pessoas que a descrevem como uma sensação de estar ‘no fundo de um poço’, outras que se sentem esgotadas e vazias. É importante estarmos atentos a nós e aos outros.
Não desvalorizem alguém que se sente triste de uma maneira permanente, muita gente sofre sem lágrimas e sem gritos de pedidos de ajuda. Não é um “estado de espírito” transitório, não é normal, e não é nem um sinal de fraqueza pessoal nem uma condição da qual se possa sair sozinho(a).
A depressão é muito mais do que angústia ou sofrimento normal: é uma doença que comporta sinais e sintomas que pode durar semanas, meses ou anos se não for diagnosticada e tratada correctamente.
O meu filme do fim de semana
Creed 2
Adonis Creed (Michael B. Jordan) enfrenta o maior desafio da sua vida: um inimigo que está ligado ao passado da sua família. O peso-pesado Viktor Drago, filho de Ivan Drago (Dolph Landgreen), célebre rival de Rocky Balboa (Sylvester Stallone), vai enfrentar Adonis Creed no ringue. A missão de Creed está longe de ser fácil, mas vai contar com uma ajuda importante: a experiência do velho Balboa e juntos, enfrentam o passado para descobrir pelo que vale a pena lutar.
Um filme bom, recomendo.
Adonis Creed (Michael B. Jordan) enfrenta o maior desafio da sua vida: um inimigo que está ligado ao passado da sua família. O peso-pesado Viktor Drago, filho de Ivan Drago (Dolph Landgreen), célebre rival de Rocky Balboa (Sylvester Stallone), vai enfrentar Adonis Creed no ringue. A missão de Creed está longe de ser fácil, mas vai contar com uma ajuda importante: a experiência do velho Balboa e juntos, enfrentam o passado para descobrir pelo que vale a pena lutar.
Um filme bom, recomendo.
domingo, 10 de novembro de 2019
Aos Domingos uma receita
Dizem que o pão engorda.
Não sou muito de acordo, acho que TUDO engorda se comermos em demasia. É claro que se comermos um pãozinho por dia nao é isso que nos vai fazer ficar gordas. Mas se comermos uma baguete inteira.........
Em todo o caso há sempre alternativas igualmente saciáveis e até mais saudáveis, como as panquecas de Aveia
Ideiais para estes dias de Outono, dá energia, tem muita fibra e o melhor dos melhores, não faz barriga.
Juntar todos os ingredientes e misturar tudo. Colocar a massa numa
frigideira anti-aderente com algumas gotas de óleo (mesmo muito poucas) e deixar cozinhar por
2 a 3 minutos de cada lado.
Como opção pode barrar com um bocadinho de mel ou compotas e frutos.
Não sou muito de acordo, acho que TUDO engorda se comermos em demasia. É claro que se comermos um pãozinho por dia nao é isso que nos vai fazer ficar gordas. Mas se comermos uma baguete inteira.........
Em todo o caso há sempre alternativas igualmente saciáveis e até mais saudáveis, como as panquecas de Aveia
Ideiais para estes dias de Outono, dá energia, tem muita fibra e o melhor dos melhores, não faz barriga.
Há imensas receitas, deixo-vos aqui uma muito simples e fácil de fazer.
- 1 Colher e meia de sopa de Farelo de Aveia
- Meia colher de sopa de iogurte
- 1 Clara de Ovo
- 1 Pitadita de Sal
Como opção pode barrar com um bocadinho de mel ou compotas e frutos.
Bom Domingo!!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)



