O cancro não escolhe idades. Rouba vidas e sonhos a adultos e crianças. Mete muito medo. Sobretudo a quem tem de lidar com ele, a quem tem de travar essa luta. E também, de uma forma diferente, a todos os que rodeiam a pessoa que luta pela vida, muitas vezes tambem eles numa batalha.
Normalmente temos pena e compaixão pelas pessoas, porque ninguém deve ser obrigado a entrar numa luta destas.
Sei bem o que é viver com medo de perder alguém que amo por causa desta doença. E hoje penso nisto porque faz este mês 12 anos que o vivi.
Lembro-me bem do telefonema dela a dizer que tinha cancro e que tinha que ser operada. Lembro-me de estar sentada no hospital à espera que a minha mãe saísse do consultório com a operação marcada.
Eu estava gravida e vivi toda a gravidez com muito medo de perder a minha mãe. Medo que me roubava noites de sono. Que me impedia que fosse possível concentrar-me no que quer que fosse, que fazia com que temesse cada chamada telefónica por não saber o que poderia ouvir. Medo das horas, que pareceram dias, que durou a operação e medo do que a médica iria dizer. Medo que as sessões de quimioterapia a deixassem de rastos.
Sei bem que o medo que senti, e que sentem todos aqueles que rodeiam um doente, é ainda mais forte na própria pessoa, pois certamente têm medo de morrer. Certamente receiam deixar tanta coisa por fazer e tantos sonhos por realizar. Certamente temem não ter forças para combater a doença ou não ter armas iguais para lutar contra ela.
E de uma coisa estou certa, o pior que se pode fazer a um doente oncológico é ter pena dele. As pessoas precisam ser animadas. Precisam de mensagens e energia positiva. Precisam de que todos tentem fazer com que se esqueça da doença. Acredito que uma parte da cura passa por aí, passa pelo apoio, pela força e pelo acreditar!
Um beijinho a todos os que lutam contra uma doença neste momento. Penso muitas vezes em vocês.
terça-feira, 3 de dezembro de 2019
segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
sexta-feira, 29 de novembro de 2019
Encontros adiados
Já falta menos de um mês para o Natal. Nesta altura do ano, para muitos é o regressar ás origens, ver a família que não vêm durante todo o ano. Filhos que estão longe dos pais, netos que não vêm os avós.
Muita gente trabalha longe, vive longe e as pessoas acabam por se ver apenas uma vez por ano.
Por um ou vários motivos há alturas em que não é possível viajar para ir ao encontro das suas famílias, ou porque não podem tirar férias, ou porque não têm dinheiro para as viagens e o reencontro fica adiado.
As pessoas acreditam sempre que haverá no futuro uma outra oportunidade e estes reencontros são adiados. Muitas vezes durante anos.
Mas os anos vão passando. E muitos filhos continuam a dizer aos seus pais que o reencontro fica para o ano. E os pais ficam mais uma vez sozinhos na noite de Natal.
Até ao dia em que os filhos e netos recebem a triste notícia de que alguém morreu. Seja o pai, seja a mãe. Sem que existisse o tal reencontro.
Esse reencontro agora vai existir, inevitavelmente e sem desculpas... para que chorem a morte do ente querido.
A mensagem que quero passar, é que muitas pessoas deveriam pensar sempre que adiam um encontro. Seja ele com pais, tios, primos, amigos.... Porque a verdade é que pode não haver oportunidade para terem outro encontro. Telefonem, escrevam... apareçam!
Muita gente trabalha longe, vive longe e as pessoas acabam por se ver apenas uma vez por ano.
Por um ou vários motivos há alturas em que não é possível viajar para ir ao encontro das suas famílias, ou porque não podem tirar férias, ou porque não têm dinheiro para as viagens e o reencontro fica adiado.
As pessoas acreditam sempre que haverá no futuro uma outra oportunidade e estes reencontros são adiados. Muitas vezes durante anos.
Mas os anos vão passando. E muitos filhos continuam a dizer aos seus pais que o reencontro fica para o ano. E os pais ficam mais uma vez sozinhos na noite de Natal.
Até ao dia em que os filhos e netos recebem a triste notícia de que alguém morreu. Seja o pai, seja a mãe. Sem que existisse o tal reencontro.
Esse reencontro agora vai existir, inevitavelmente e sem desculpas... para que chorem a morte do ente querido.
A mensagem que quero passar, é que muitas pessoas deveriam pensar sempre que adiam um encontro. Seja ele com pais, tios, primos, amigos.... Porque a verdade é que pode não haver oportunidade para terem outro encontro. Telefonem, escrevam... apareçam!
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
A vida pode ser maravilhosa
A vida pode ser maravilhosa quando decides mudar o teu olhar, quando aprecias a simplicidade das coisas. Tenho aprendido que a vida pode ser maravilhosa quando entendes que cair e levantar fazem parte das lições pelas quais tens que passar e optas por aceitar em vez de te revoltares.
A vida pode ser maravilhosa quando fazes, todos os dias, o que amas.
A vida é um luxo quando és amado pela família, pelos amigos e amas igualmente e com a mesma intensidade.
A vida é um luxo quando dás o teu melhor e não esperas retorno.
A vida pode ser maravilhosa quando fazes, todos os dias, o que amas.
A vida é um luxo quando és amado pela família, pelos amigos e amas igualmente e com a mesma intensidade.
A vida é um luxo quando dás o teu melhor e não esperas retorno.
sexta-feira, 22 de novembro de 2019
quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Manhãs
Há dias em que custa mais levantar da cama do que outros. Hoje até não foi dos piores visto que nos temos deitado mais cedo do que é habitual. Corpo que dorme é corpo feliz!
Normalmente a rotina é sempre a mesma, o telemovel toca e há que tirar rapidamente o braço
debaixo dos lençóis, passar o dedo no ecrã e voltar a enfiar o braço debaixo do quente. Apesar desta operação se repetir várias vezes, chega o momento do "tem mesmo que ser". Toda uma
depressão matinal aparece. Penso que tenho que dormir mais, que não me apetece ir trabalhar, que esta a chover, que esta frio. Tudo são desculpas.
Mas as desculpas duram pouco.... depois de me por a pé, a coisa melhora.
Tenho pensado todos os dias na sorte que tenho de ter casa, trabalho, família. Até tenho que admitir que ao contrario dos meus 40 anos de vida, tenho acordado muito bem disposta. Sem revoltas, sem vontade de estar em silencio, sem amuos.
Ouço as noticias, tomo um bom pequeno almoço e saio para mais um dia. Ás vezes a cantar!!
Bom diaaaaaa!!
segunda-feira, 11 de novembro de 2019
Quando a tristeza se torna doença
A propósito de ontem dia 10 de Novembro fazer aniversario da morte do malogrado guarda-redes Robert Enke, hoje falo de depressão.
Robert Enke suicidou-se aos 32 anos ao atirar-se para debaixo de um comboio. Um amigo chegado e a sua mulher confirmaram que o guarda redes estava em depressão há 6 anos, principalmente após a morte da sua filha Lara de apenas 2 anos. Mesmo depois de adoptar uma menina Leila uns anos mais tarde, Enke nunca recuperou da depressão em que se encontrava.
Amigos, colegas de equipa, treinadores, diziam que era uma pessoa calada, reservada e nunca ninguém deu conta até ele encontrar a fuga que o iria libertar de tudo.
E como ele, tantos! Demasiados!
A depressão é muito mais comum do que o que pensamos. Em algum momento da vida todos nos já nos sentimos tristes e em baixo, mas uma depressão é muito mais que isso. É viver o dia a dia num estado triste, ansioso, vazio, desesperado, preocupado, impotente, inútil, culpado, magoado, irritado ou inquieto.
A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns e pode muitas vezes passar despercebida. Há pessoas que a descrevem como uma sensação de estar ‘no fundo de um poço’, outras que se sentem esgotadas e vazias. É importante estarmos atentos a nós e aos outros.
Não desvalorizem alguém que se sente triste de uma maneira permanente, muita gente sofre sem lágrimas e sem gritos de pedidos de ajuda. Não é um “estado de espírito” transitório, não é normal, e não é nem um sinal de fraqueza pessoal nem uma condição da qual se possa sair sozinho(a).
A depressão é muito mais do que angústia ou sofrimento normal: é uma doença que comporta sinais e sintomas que pode durar semanas, meses ou anos se não for diagnosticada e tratada correctamente.
Robert Enke suicidou-se aos 32 anos ao atirar-se para debaixo de um comboio. Um amigo chegado e a sua mulher confirmaram que o guarda redes estava em depressão há 6 anos, principalmente após a morte da sua filha Lara de apenas 2 anos. Mesmo depois de adoptar uma menina Leila uns anos mais tarde, Enke nunca recuperou da depressão em que se encontrava.
Amigos, colegas de equipa, treinadores, diziam que era uma pessoa calada, reservada e nunca ninguém deu conta até ele encontrar a fuga que o iria libertar de tudo.
E como ele, tantos! Demasiados!
A depressão é muito mais comum do que o que pensamos. Em algum momento da vida todos nos já nos sentimos tristes e em baixo, mas uma depressão é muito mais que isso. É viver o dia a dia num estado triste, ansioso, vazio, desesperado, preocupado, impotente, inútil, culpado, magoado, irritado ou inquieto.
A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns e pode muitas vezes passar despercebida. Há pessoas que a descrevem como uma sensação de estar ‘no fundo de um poço’, outras que se sentem esgotadas e vazias. É importante estarmos atentos a nós e aos outros.
Não desvalorizem alguém que se sente triste de uma maneira permanente, muita gente sofre sem lágrimas e sem gritos de pedidos de ajuda. Não é um “estado de espírito” transitório, não é normal, e não é nem um sinal de fraqueza pessoal nem uma condição da qual se possa sair sozinho(a).
A depressão é muito mais do que angústia ou sofrimento normal: é uma doença que comporta sinais e sintomas que pode durar semanas, meses ou anos se não for diagnosticada e tratada correctamente.
O meu filme do fim de semana
Creed 2
Adonis Creed (Michael B. Jordan) enfrenta o maior desafio da sua vida: um inimigo que está ligado ao passado da sua família. O peso-pesado Viktor Drago, filho de Ivan Drago (Dolph Landgreen), célebre rival de Rocky Balboa (Sylvester Stallone), vai enfrentar Adonis Creed no ringue. A missão de Creed está longe de ser fácil, mas vai contar com uma ajuda importante: a experiência do velho Balboa e juntos, enfrentam o passado para descobrir pelo que vale a pena lutar.
Um filme bom, recomendo.
Adonis Creed (Michael B. Jordan) enfrenta o maior desafio da sua vida: um inimigo que está ligado ao passado da sua família. O peso-pesado Viktor Drago, filho de Ivan Drago (Dolph Landgreen), célebre rival de Rocky Balboa (Sylvester Stallone), vai enfrentar Adonis Creed no ringue. A missão de Creed está longe de ser fácil, mas vai contar com uma ajuda importante: a experiência do velho Balboa e juntos, enfrentam o passado para descobrir pelo que vale a pena lutar.
Um filme bom, recomendo.
domingo, 10 de novembro de 2019
Aos Domingos uma receita
Dizem que o pão engorda.
Não sou muito de acordo, acho que TUDO engorda se comermos em demasia. É claro que se comermos um pãozinho por dia nao é isso que nos vai fazer ficar gordas. Mas se comermos uma baguete inteira.........
Em todo o caso há sempre alternativas igualmente saciáveis e até mais saudáveis, como as panquecas de Aveia
Ideiais para estes dias de Outono, dá energia, tem muita fibra e o melhor dos melhores, não faz barriga.
Juntar todos os ingredientes e misturar tudo. Colocar a massa numa
frigideira anti-aderente com algumas gotas de óleo (mesmo muito poucas) e deixar cozinhar por
2 a 3 minutos de cada lado.
Como opção pode barrar com um bocadinho de mel ou compotas e frutos.
Não sou muito de acordo, acho que TUDO engorda se comermos em demasia. É claro que se comermos um pãozinho por dia nao é isso que nos vai fazer ficar gordas. Mas se comermos uma baguete inteira.........
Em todo o caso há sempre alternativas igualmente saciáveis e até mais saudáveis, como as panquecas de Aveia
Ideiais para estes dias de Outono, dá energia, tem muita fibra e o melhor dos melhores, não faz barriga.
Há imensas receitas, deixo-vos aqui uma muito simples e fácil de fazer.
- 1 Colher e meia de sopa de Farelo de Aveia
- Meia colher de sopa de iogurte
- 1 Clara de Ovo
- 1 Pitadita de Sal
Como opção pode barrar com um bocadinho de mel ou compotas e frutos.
Bom Domingo!!!
sexta-feira, 8 de novembro de 2019
quarta-feira, 6 de novembro de 2019
Vis a Vis
Há muito tempo que não falo aqui do que ando a ver na TV.
Posso-vos informar que estou altamente viciada na serie espanhola Vis a Vis.
A história é passada na cadeia sendo um drama prisional dos melhores que já vi. É considerada um dos maiores sucessos da televisão espanhola.
Dos mesmos criadores de ‘La Casa de Papel’, esta série tem como personagem principal, Macarena Ferreiro interpretada por Maggie Civantos.
Macarena é uma jovem ingénua que, após se apaixonar pelo seu patrão, comete vários crimes de manipulação e apropriação indevida de contas na empresa onde trabalha. Depois de ter sido descoberta e acusada por quatro delitos fiscais, é presa e enviada preventivamente para a prisão de Cruz del Sur, onde enfrenta uma série de desafios, relações complicadas e, sobretudo, um grande choque emocional.
Um drama que vai com certeza prender qualquer um á televisão. Bendita Netflix!
Posso-vos informar que estou altamente viciada na serie espanhola Vis a Vis.
A história é passada na cadeia sendo um drama prisional dos melhores que já vi. É considerada um dos maiores sucessos da televisão espanhola.
Dos mesmos criadores de ‘La Casa de Papel’, esta série tem como personagem principal, Macarena Ferreiro interpretada por Maggie Civantos.
Macarena é uma jovem ingénua que, após se apaixonar pelo seu patrão, comete vários crimes de manipulação e apropriação indevida de contas na empresa onde trabalha. Depois de ter sido descoberta e acusada por quatro delitos fiscais, é presa e enviada preventivamente para a prisão de Cruz del Sur, onde enfrenta uma série de desafios, relações complicadas e, sobretudo, um grande choque emocional.
Um drama que vai com certeza prender qualquer um á televisão. Bendita Netflix!
terça-feira, 5 de novembro de 2019
Inimigo nº1
Quando paro para pensar, chego à conclusão de que muitas vezes nos andamos a enganar. Dizemos a nós próprios que as pessoas não gostam de nós, muitas vezes pensamos que as coisas não correm bem porque alguém agourou, interceptou a nossa vida.
Na verdade na vida só temos verdadeiramente um inimigo e esse inimigo somos nós proprios.
Repara que é um inimigo que te conhece bem demais, que conhece as tuas reacções, medos e estratégias, portanto é o inimigo que mais vai influenciar a tua vida.
Quando pensamos de forma negativa – estamos a ser o nosso próprio inimigo. Quando não nos perdoamos, quando colocamos máscaras para sobreviver, quando nos culpamos por tudo, quando tratamos mal quem sempre foi bom para nos, quando exigimos tudo sem perceber os nossos próprios limites e quando não cuidamos de nós. Somos o nosso próprio inimigo.
Precisamos mudar. Mudar o pensamento, perdoar, avançar, perceber o quanto somos especiais e únicos.
Na verdade na vida só temos verdadeiramente um inimigo e esse inimigo somos nós proprios.
Repara que é um inimigo que te conhece bem demais, que conhece as tuas reacções, medos e estratégias, portanto é o inimigo que mais vai influenciar a tua vida.
Quando pensamos de forma negativa – estamos a ser o nosso próprio inimigo. Quando não nos perdoamos, quando colocamos máscaras para sobreviver, quando nos culpamos por tudo, quando tratamos mal quem sempre foi bom para nos, quando exigimos tudo sem perceber os nossos próprios limites e quando não cuidamos de nós. Somos o nosso próprio inimigo.
Precisamos mudar. Mudar o pensamento, perdoar, avançar, perceber o quanto somos especiais e únicos.
sábado, 2 de novembro de 2019
Treinos
Já passou mais de 1 ano que comecei a treinar. Comecei com 2 treinos por semana e agora faço 3.
Nunca tive grande paixão por desporto, foi coisa que nunca me cativou, mas tenho que perceber o bem que faz ao meu corpo e à minha mente.
Quantas vezes chego ao treino mal disposta e cabisbaixa e saio de la com a moral la em cima? Os meus treinos consistem em treinos de 50 minutos onde faço passadeira (caminhada), bicicleta, pranchas, agachamentos, levantamentos de pesos de pernas, levantamentos de pesos de braços, abdominais, remadas, jump e mais uma parafernália de coisas.
Olho para mim e penso: "Ahhh valente". Confesso que há dias em que me vou a arrastar para lá, mas a verdade é que mesmo não tendo perdido muito peso, o meu corpo mudou. Eestou mais "dura", rabo mais firme, braços e ombros mais definidos.
Para a frente é que é caminho!!
Nunca tive grande paixão por desporto, foi coisa que nunca me cativou, mas tenho que perceber o bem que faz ao meu corpo e à minha mente.
Quantas vezes chego ao treino mal disposta e cabisbaixa e saio de la com a moral la em cima? Os meus treinos consistem em treinos de 50 minutos onde faço passadeira (caminhada), bicicleta, pranchas, agachamentos, levantamentos de pesos de pernas, levantamentos de pesos de braços, abdominais, remadas, jump e mais uma parafernália de coisas.
Olho para mim e penso: "Ahhh valente". Confesso que há dias em que me vou a arrastar para lá, mas a verdade é que mesmo não tendo perdido muito peso, o meu corpo mudou. Eestou mais "dura", rabo mais firme, braços e ombros mais definidos.
Para a frente é que é caminho!!
sexta-feira, 1 de novembro de 2019
quinta-feira, 31 de outubro de 2019
Histórias de vida roubada
Como a história da Cláudia. Teve que deixar o seu país ainda pequena e tudo o que conhecia.
Viver uma nova vida, fazer amigos, crescer.
Sorriu finalmente, tem trabalho, casou e tem um filho.
A Cláudia tinha 30 e poucos anos quando lhe apareceu um cancro raro. Tratamentos e mais tratamentos e a superação. Pensavam eles.
Um cancro nunca se supera, nunca se pode dizer que venceste, vives um dia de cada vez e lutas. E ele voltou, agora bem mais forte e agressivo num pulmão. Dizem que eram metásteses do primeiro e em um mês a Cláudia faleceu. Deixou um marido, um filho, um pai, uma mãe....
Ficam as memórias, a historia e todos os momentos felizes que viveram. Vive nas histórias e em toda a gente que ela tocou.
Tenho muita pena do que ela não vai viver, mas sei que está bem, em Paz. E nunca a irei a esquecer.
Viver uma nova vida, fazer amigos, crescer.
Sorriu finalmente, tem trabalho, casou e tem um filho.
A Cláudia tinha 30 e poucos anos quando lhe apareceu um cancro raro. Tratamentos e mais tratamentos e a superação. Pensavam eles.
Um cancro nunca se supera, nunca se pode dizer que venceste, vives um dia de cada vez e lutas. E ele voltou, agora bem mais forte e agressivo num pulmão. Dizem que eram metásteses do primeiro e em um mês a Cláudia faleceu. Deixou um marido, um filho, um pai, uma mãe....
Ficam as memórias, a historia e todos os momentos felizes que viveram. Vive nas histórias e em toda a gente que ela tocou.
Tenho muita pena do que ela não vai viver, mas sei que está bem, em Paz. E nunca a irei a esquecer.
quarta-feira, 30 de outubro de 2019
Das desilusões
Paciência. Educação. Bondade. São algumas das qualidades que destingem as boas pessoas. Elas existem, mas há muito poucas.
Tenho para mim que muita gente anda camuflada. Que a vida enquanto lhes corre bem, são simpáticas, assertivas e até pessoas porreiras e de repente quando a vida não joga as cartas que elas esperam, essas pessoas revelam-se e aí devemos contar até dez. Inspirar e expirar.
Quem sabe fugir porta fora para não perder o controle e a razão. Muitas vezes engolir as palavras que nos crescem na garganta e a revolta que inunda o nosso coração.
Há momentos para enfrentar situações que nos magoam, há momentos para virar costas e manter o silencio (que ás vezes é o melhor a fazer), há momentos em que nos fechamos no carro e apetece gritar, há momentos em que as lágrimas caem com a desilusão. Depois há os momentos, mais acertados, em que percebemos que há quem não mereça essa nossa reacção. Que estávamos enganados, que esperamos demasiado. Percebemos que afinal as pessoas não são o que pensávamos, são pessoas incompatíveis, pessoas más de espírito, sem educação e pior que tudo isso, sem respeito por nós.
Percebemos que são pessoas que não podem fazer parte do mundo que idealizamos para nós e aí, vem a parte de libertar. Deixar ir o que não nos faz bem.
Tenho para mim que muita gente anda camuflada. Que a vida enquanto lhes corre bem, são simpáticas, assertivas e até pessoas porreiras e de repente quando a vida não joga as cartas que elas esperam, essas pessoas revelam-se e aí devemos contar até dez. Inspirar e expirar.
Quem sabe fugir porta fora para não perder o controle e a razão. Muitas vezes engolir as palavras que nos crescem na garganta e a revolta que inunda o nosso coração.
Há momentos para enfrentar situações que nos magoam, há momentos para virar costas e manter o silencio (que ás vezes é o melhor a fazer), há momentos em que nos fechamos no carro e apetece gritar, há momentos em que as lágrimas caem com a desilusão. Depois há os momentos, mais acertados, em que percebemos que há quem não mereça essa nossa reacção. Que estávamos enganados, que esperamos demasiado. Percebemos que afinal as pessoas não são o que pensávamos, são pessoas incompatíveis, pessoas más de espírito, sem educação e pior que tudo isso, sem respeito por nós.
Percebemos que são pessoas que não podem fazer parte do mundo que idealizamos para nós e aí, vem a parte de libertar. Deixar ir o que não nos faz bem.
terça-feira, 29 de outubro de 2019
Outono
Confesso que gosto do Outono. A maior parte das pessoas não concordará comigo, mas gosto de voltar ás botas, aos casacos. Não gosto de chuva, mas gosto dos dias mais fresquinhos, para dormir bem abraçada e quentinha.
As camisolas de malha, calças e casacos mais grossos entram novamente no armário e voltam a fazer parte das roupas a pensar para o meu dia-a-dia. Adoro sentir-me bonita com uma boa bota até ao joelho e um bom casaco. Até me consigo sentir confiante quando saio da minha zona de conforto e uso um vestido, que habitualmente não é o que eu escolheria. E adivinhem? Ando a adorar. Apetece-me comprar mais vestidos, começar a vestir de uma maneira diferente!!
As camisolas de malha, calças e casacos mais grossos entram novamente no armário e voltam a fazer parte das roupas a pensar para o meu dia-a-dia. Adoro sentir-me bonita com uma boa bota até ao joelho e um bom casaco. Até me consigo sentir confiante quando saio da minha zona de conforto e uso um vestido, que habitualmente não é o que eu escolheria. E adivinhem? Ando a adorar. Apetece-me comprar mais vestidos, começar a vestir de uma maneira diferente!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)










