sábado, 16 de abril de 2016

Idade para que?

Quando uma pessoa pára para pensar na idade que tem, ás vezes assusta-se. Como é possivel eu ter 37 anos se ainda outro dia tinha... 22?
Epá, 37 anos...E depois pensamos que 37 anos não parecem 37 anos. Na minha cabeça continuam a ser 22, e damos-nos conta que continuamos a fazer coisas como sempre fizemos, porque para nós não há idade para as fazer ou deixar de fazer. Isto ás vezes trás consequências. Uma dessas consequências é pereceberes que já não consegues fazer determinadas coisas, que as vontades tambem mudaram e que a capacidade de resposta do teu corpo tambem mudou.
Estou praticamente a entrar nos "enta" portanto, é tempo fazer uma retrospectiva da minha vida. Década a década. Cheguei à conclusão que isto tudo passa num instante. Mas apercebi-me também de uma coisa, que a década que parece que durou mais foi a dos 10 aos 20 anos. E comecei a pensar porquê. Apercebi-me que foi a década que mais transformação passei. Nem sei como é que estou viva.
Fui criada numa redoma de vidro, mesmo! Não andava de bicicleta porque podia cair, não sei nadar, não apanhava frio, não me sujava. Não comia gelados porque faziam mal á garganta, não andava á chuva, não fazia nenhuma actividade. Não dormia em casa de amigos, não acampava,... E mesmo assim é dos 10 aos 20 anos que acontece de tudo. O Ciclo, o  liceu, cursos superiores ou profissionais, é tudo na mesma década. Os tempos livres passam por imitar artistas, cantoras e ver Tv. Passa por lemos a "Bravo" e sonhar com os New Kids On The Block. Vem a puberdade. A rebeldia, a masturbação. Melhores amigas e inimigas. Pessoas que gostam de ti e pessoas que te gozam e puxam o cabelo. Boas notas, más notas e um ano chumbado! Primeira decepção! Primeiros livros. Curso profissional e primeiro emprego em part-time! Primeiras paixões e primeiras decepções. Vem o amor tambem, o meu amor! Carta de condução. Primeiros ordenados e uma Tv para o quarto. Mentiras aos pais. Saídas á noite e dormidas fora. A perda da virgindade e a descoberta de tudo! É uma década que dura e dura e dura.
Dos 10 aos 20 anos é "primeiras vezes" que nunca mais acabam. As mudanças que uma pessoa passa nesses 10 anos são tão intensas e variadas que não sei como consegui sobreviver. Afinal até devo ser forte.
Depois dos 20 aos 30 vem a maturidade, e o melhor da minha vida. Um emprego estável, uma casa, o casamento com o Homem da minha vida e o meu filho! Começei literalmente a viver!
Agora com 37 anos olho para trás, para a década dos 10 aos 20 com um  sentimento de nostalgia e tristeza. Vejo tudo o que não fiz e que não vivi. Que não experienciei. Vejo que fui de tal maneira protegida da vida que acabei por não a viver da maneira que a maior parte das pessoas vive. Costumo dizer que não tive infância e adolescencia e é bem verdade.
Mas sinceramente e pensando bem, tambem  não sinto falta. Sou muito feliz com a minha vida, e não ache que seria mais feliz se tivesse vivido outras coisas ou outras experiencias.
Assim vivo-as agora e CONTIGO!
O tempo agora é outro. É tempo de viver!

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...