terça-feira, 16 de outubro de 2018

Ritmos

Ás vezes, num momento de pausa, consigo perceber o quanto o mundo está caótico. As pessoas fazem tudo a correr, correm para o trabalho, para a escola, para ir a uma loja fazer qualquer recado.
Há uma terrível falta de tempo para tudo, a vida está apressada, é necessário ir levar os miúdos a escola, ir trabalhar, almoçar, trabalhar de novo, sair, ir buscar os miúdos, fazer recados, ir ao peixe, á carne e aos legumes. Leva-los ás actividades, á musica, á piscina, ballet ou futebol. Vir para casa, cozinhar, dar banhos, ajudar em tpc's, preparar mochilas e roupas para o dia seguinte. Em tudo, muita gente não consegue parar um segundo, tentando encaixar mil tarefas apenas em vinte e quatro horas.
O que as pessoas não se apercebem é que esse stress do dia a dia os vai consumindo, vão ficando mais nervosas, cansadas e sem paciência.
E isso é uma bola de neve.
A saúde detiora-se, as pessoas andam mais doentes, fracas, em baixo, depressivas, cansadas. As relações com outras pessoas ficam tensas, não há paciência para nada, não há meias medidas, tudo irrita, tudo é mau.
É verdade que o stress faz parte da nossa vida, e tem que fazer para nos sentirmos vivos e activos. É uma motivação acrescida para se atingirem objectivos. Mas há excessos. E esses sim são preocupantes e é desses que eu falo.
As pessoas não sabem gerir o stress. É importante que aprendam que é preciso saber de vez em quando parar e respirar. Gerir os horários para que não ande tanto a correr, fazer uma ida ao ginásio, um cafe de 10 minutos com uma amiga, uma caminhada até á escola para ir buscar os filhos.
Pequenas coisas que incluídas no dia a dia vão acalmar o ritmo e melhorar a tensão e a saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...