sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Tal Pai, tal Filho?

Frase feita, mas bem verdade. Os pais são os exemplos dos filhos. Não só em palavras, mas em atitudes e personalidade.
As crianças criam hábitos de acordo com o que vêem ou aprendem, por isso, muito se fala em dar um “bom exemplo”. Mas, o que é um “bom exemplo”?
Um “bom exemplo” é aquele que é dado de forma falada e também com atitudes. O que adianta os pais dizerem aos filhos para serem trabalhadores se os pais estão em casa o dia todo a viver de uma pensão de desemprego e não lutam por nada? Que adianta pedires ao teu filho para não gritar, se o pedes a ele isso, em BERROS? Que adianta dizeres ao teu filho que é errado mentir, se ele te vê a mentir a alguém? Qua adianta pedires ao teu filho que lave os dentes todos os dias, se tu não o fazes?
Os valores são passados de pais para filhos. As crianças estão muito atentas as nossas atitudes e repetem o que fazemos.
Além disso, do que lhes transmitimos, também a nossa personalidade, mesmo que não o queiramos, se vai transportar para eles. Se és uma mãe medrosa, insegura, o teu filho poderá também se sentir inseguro. Se és nervosa, histérica, o teu filho poderá ser também. Assim como se és uma pessoa determinada, confiante e segura de ti, esses valores também passam para a criança, que funciona praticamente como uma esponja a absorver tudo á sua volta.
É importante perceber que as crianças também tem a sua própria personalidade, mas são os pais os responsáveis por incutir valores, independência e auto estima para que eles tenham a segurança e confiança que muitas vezes nos falta a nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...