quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Quando o cabelo encaracolado é um problema

Quando era mais nova tinha de facto um cabelo horrível, pelo menos assim eu o achava. Era cabelo muito, mas muito encaracolado, seco e frisadíssimo.
Com os anos, com muitos anos, aprendi a gostar do meu cabelo e hoje penso que esse facto se deveu a eu basicamente, ter aprendido a lidar com ele.
A verdade é que uma vez fiz um alisamento que me deixou os caracóis bem mais largos e bonitos.
O cabelo encaracolado é um cabelo muito bonito mas tem algumas dicas que é preciso saber para o cuidar e para ele ter um aspecto bonito.
O ponto mais importante que é necessário saber sobre os cabelos encaracolados é que têm tendência a serem muito mais secos e frisados do que os lisos ou ondulados e que essa tendência tem que ser controlada. A solução passa por escolher um champô e acordo com o tipo de cabelo e problemas que ele enfrenta. Existe uma gama imensa  no mercado que se pode escolher, aos mais variados preços.
É importante saber que este tipo de cabelo não deve ser lavado todos os dias,ao contrário dos cabelos oleosos. O ideal são duas vezes por semana. Não deixem passar muitos mais dias senão vai embaraçar muito e custar a pentear. 
Na lavagem, convém usar o champô e no  fim uma boa máscara e deixar actuar uns minutos, enquanto tomamos o banho propriamente dito. Lembro que  nunca se aplica a máscara na raiz e que se deve pentear o cabelo com um pente de dentes largos enquanto esta faz efeito. No fim, não se deve limpar o cabelo esfregando a toalha, o truque para uns caracóis bonitos é enxugar os cabelos com a toalha. Depois por fim, e para definir bem os caracóis,  pode-se optar por utilizar cremes que definem os
 caracóis que também já há várias marcas no mercado e a preços bem apelativos. Lembro que usando estes cremes é importante não manter por muito tempo a mesma marca porque o cabelo acaba por se habituar e deixará de fazer o efeito pretendido, por isso, é importante tentar mudar a gama/marca de 2 em 2 meses. 
Nunca, mas nunca use gel ou espuma, estes secam demasiadamente o cabelo acabando por deixa-lo ainda mais seco do que o que realmente é.
Pode-se optar por deixar secar ao natural ou com o secador provido de difusor que irá ajudar na formação dos caracóis.
Nos dias de dizer não à lavagem, ou seja, sem lavar o cabelo, o truque é molhar o cabelo, com as mãos mesmo, humedecê-lo e aplicar o creme de formação de caracóis (leave-in) que vai hidratar e controlar o frisado.
Outro factor muito importante para ter um cabelo saudável e bonito é a alimentação. Fazer uma alimentação saudável e consumir muita água é meio caminho andado para um cabelo forte e saudável e por favor não descurar na cor nem nas madeixas. Cabelos com aspecto descuidado ficam horríveis.
No fundo e a regra mais importante, que, também eu aprendi, é a respeitar o nosso cabelo, exactamente como ele é e aprender a cuidar dele.
Os caracóis são a grande moda, há-que usufruir. 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...