quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Filho preferido - mito ou realidade?

Sempre ouvi dizer que um pai ou uma mãe não fazem diferença entre os filhos. Eu pessoalmente não posso falar pois só tenho um filho, por isso não sei.
Nunca acreditei que fosse possível haver distinções, são todos filhos, deveriam ser todos iguais sem excepção, mas a cada dia que passa percebo que realmente a diferença existe.
Aquela velha história de que os pais amam todos os filhos iguais não é verdade. Em primeiro lugar não conseguimos amar duas pessoas da mesma forma, pois elas são diferentes. Por serem seres singulares, cada uma terá as suas características próprias, a sua maneira de funcionar, a sua personalidade, podendo ser mais afectiva ou não, mais atenciosa, mais preocupada, ...
O segundo ponto que percebo é o processo de identificação, às vezes os pais identificam-se mais com um filho do que com o outro, por isso, os tratam de maneira diferente. Obviamente que os pais, na maioria das vezes, não percebem isso, ficando muito incomodados, quando lhes  apontamos essa realidade. Geralmente negam e revoltam-se.
A verdade é que uma mãe ou pai tem sempre um filho favorito, sempre. A perspicácia e o amor de mãe/pai está em fazer com que isso nunca se note. Dar amor igual a todos os filhos, atenção e carinho.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...