sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Quando chega uma criança....

A chegada de um bebé, planeado, é a maior alegria para um casal. Ver a família a aumentar, ver o amor a dar frutos.
Com a sua chegada chegam também os problemas, nem tudo é amor, nem tudo é lindo! A verdade é essa. Não posso estar aqui a dizer que é tudo maravilhosamente cor-de-rosa, que não é. Para muitos casais, a chegada de um filho é mesmo o princípio do fim. É o início de um descambar progressivo da relação que tinham até então.
Tudo muda, umas coisas para melhor, outras para pior. Para mim, também foi assim. O meu filho é a melhor coisa que me aconteceu e não imagino a vida sem ele, mas quando ele veio, tudo mudou e também nós passamos uma má fase como casal. Deixamos de ter tempo para nós, eu deixei de pensar em mim e no meu marido e sei hoje que se não fosse ele a sentar-me e a conversar comigo, as coisas tinham mesmo dado para o torto.
Conheço imensos casais aos quais não sobreviveram a um bebé. Há quem acredite que os bebés salvam casamentos. Eu não penso assim. A mudança é brusca, é dura e é inevitável, depois, ou o casal consegue superar a distância que se gera, ou não. É necessário acima de tudo muito diálogo, muito planeamento e partilha de tarefas. O êxito do casamento está nas mãos de ambos e na capacidade de se adaptar e de ouvir. Sim, ouvir, o que o outro tem a dizer, a sugerir e a partilhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...