quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

É preciso falar sobre isto

Leio tristemente mais uma noticia da descoberta de mais um lar, que foi agora  fechado por falta de condições para os idosos que la habitam.
Ainda há dias um outro lar, foi  alvo de uma investigação onde foram recolhidas imagens brutais, más e desumanas que mostravam como são eram tratadas as pessoas com deficiências mentais que la viviam.
Desde fome, sede e violência física e psicológica, tudo acontecia.

Não tenho palavras para descrever a profunda tristeza que isto me dá. Pessoas com debilidades físicas ou psicológicas e idosos, pessoas que precisam, em ambos os casos de se sentir acarinhadas e seguras, são constantemente maltratadas, abusadas e humilhadas.
Depois de uma vida de trabalho, de lutas e sacrifícios, ou de uma vida limitada pela frente, são largados em lares sem a mínima condição, clandestinos, lares que muitas vezes os familiares escolhem para pagar menos.
Sei que é caro, sei que muita gente não tem condições de colocar os seus familiares em melhores locais, locais certificados, mas vigiem, caraças! Visitem, procurem saber, apareçam de surpresa! São os vossos pais, mães, irmãos que ali estão, que estão no fim (ou inicio) da vida e merecem algum carinho e conforto.
Esta realidade existe e existe bem próximo de nós, não podemos fechar os olhos e voltar a cara!
Para essa gente que tem coragem de fazer essas maldades nem palavras tenho. Não são seres humanos, são... algo muito mau, fraco e mesquinho. Um dia terão o vosso retorno.



Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...