quinta-feira, 22 de junho de 2017

Escolas de hoje



Com a chegada do final do ano lectivo, chega também para muitos pais a duvida de colocar os seus filhos que vão para o 5ª ano numa escola publica ou privada.
Cá em casa sempre quisemos que o nosso filho fizesse os estudos em escolas públicas. Embora na pre-primária o tenhamos posto numa privada, mas ainda era pequenino e no momento pareceu-nos sim a melhor opção, apenas por uma questão de localização, infraestruturas e segurança com as crianças. Mas ainda não era uma fase escolar e por isso não tínhamos  qualquer duvida.
Quando foi para a 1ª classe, foi para uma  escola publica e sempre se deu muito bem e onde continua.
Mas à medida que se aproxima o quinto ano começamos a ouvir outros pais e a eterna discussão entre escolas publicas e privadas.
Sabemos bem que não queremos que o nosso filho viva numa espécie de bolha social, rodeado de miúdos privilegiados, que é o que são as escolas privadas. Por outro lado, no publico temos sempre os problemas de colocação de professores, as greves e a degradação das escolas. Mas todos nós já passamos por isso e estamos aqui.
Claro que pôr um ou mais filhos numa escola privada envolve um esforço financeiro gigantesco, os valores chegam aos 300 eur mensais por criança e a ideia de ser obrigada mais tarde a retirar a criança de uma escola onde ele tem os seus amigos e é feliz porque os pais ficaram sem possibilidade financeira para os manter lá, é uma coisa que me assusta tremendamente.
Já vi pessoas no mesmo caso e os miúdos sofrem imenso. Ainda há quem diga que quando se olha para os resultados de escolas públicas e privadas as diferenças são gigantescas. Sim, mas isso deve-se aos claros facilitismos e condições que as escolas privadas te oferecem. Além de que se a criança é estudiosa e aplicada vai sê-lo quer numa escola publica ou privada. Assim como os bons e maus profissionais (professores, auxiliares e funcionários)  que também os haverá em escolas publicas e privadas. É como tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...