terça-feira, 19 de setembro de 2017

Cérebro esse teimoso



É curioso como agora que iniciei a ginástica o corpo dá de si.
Doem-me os músculos, das pernas e braços e durante o treino muitas vezes dou comigo a tremer.
Alguém como eu que já não praticava actividade física há imensos anos, é considerado um sedentário.
Bem, numa pessoa sedentário, o nosso cérebro habitua-se de tal maneira que tende a manter o estado chamado de homeostase (repouso) de uma forma mais eficiente que o de um praticante de actividade física já que em todos estes anos ele ( o cérebro ) raramente foi submetido à uma situação de stress físico de considerável intensidade. Quando nós, o seu (do cérebro) proprietário resolvemos cometer a “infelicidade” de iniciar uma actividade física e começar a fazer ginástica, o pobrezinho entra em parafuso. A ginástica transmite informações com as quais ele nunca se deparou e como resultado ele promove um movimento desordenado a nível motor, tentando assim, estabilizar ou até mesmo parar o movimento que tanto esta a incomodar o seu habitual repouso.
Mas não pára por aí. Como ele (o cérebro) percebe que aquele stress não vai acabar e o teimoso do seu dono continua com a ginástica, ele inicia um processo de sincronização motora.
Como tudo é novidade, à medida que chegam as informações para serem processadas de que “o dono esta a exercitar-se e não vai parar” o cérebro vai mandando ordens para diferentes partes do corpo para que as mesmas recrutem diferentes grupos musculares na tentativa de tornar o movimento que está sendo executado menos traumático.
O que acontece com o tempo e ao não desistirmos, é que nessas tentativas o cérebro  através de erros e acertos, acabará por nos proporcionar uma melhor ordenação motora.
Ainda não estou nessa fase................ 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...