terça-feira, 15 de maio de 2018

Definições

Muitas vezes damos conta que estamos a fazer juízos de valor de alguém gratuitamente. Sem conhecer a pessoa, sem saber nada da sua vida, das suas dificuldades e obstáculos. Simplesmente porque não gostamos delas, ou do aspecto delas.
A verdade é que nada nos define. Ou nada nos deveria definir. As coisas materiais não nos definem. A nossa aparência não nos define.
Se tens carro, se moras sozinha, se tens um curso superior ou não, se ganhas bem, isso não te define.
Se já namoraste várias vezes, se nunca namoraste, se sais a noite ou se gostas de ficar por casa, isso não te define.  Se um dia calças salto alto e no outros umas sapatilhas, isso não te define. Se nunca choras, não quer dizer que sejas forte o tempo todo. Se falas muito bem em público, não quer dizer que não tenhas vergonha. Se estas sempre a rir, não quer dizer que sejas feliz.
Na maioria das vezes o que vemos das pessoas é apenas o que elas transmitem, e não a sua verdadeira essência.
Cada pessoa tem uma historia de vida, tem um percurso que a fez ser o que hoje é.
Não nos compete a nos julgar, até porque não sabemos nada sobre a pessoa. Todas as pessoas carregam um mundo inteiro dentro de si, sonhos, valores, sentimentos, experiências, condutas e  intenções. Esse mundo interior muitas vezes não é revelado no que fazemos, fica lá escondido e reservado onde só os muito próximos têm acesso.
Já me revoltei com muita gente, com atitudes de pessoas, com frases, com actos. Hoje não me revolto. Sei que as pessoas têm dentro delas muitas vezes problemas mal resolvidos, são carentes, são infelizes. Tento desejar que essas pessoas evoluam e que cheguem a um patamar de tranquilidade que lhes permita ser bondosos com os outros.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...