terça-feira, 18 de setembro de 2018

Equilibrios

Nas férias engordei bastante. Eu digo bastante porque para mim foi realmente algo que se nota e bem. Engordei talvez uns 3 kg. Comi de tudo, sem restrições. Comi assados, francesinhas, hamburgueres, gelados.
Quando acabaram as ferias tentei regressar à boa alimentação, fazendo uma gerência das quantidades que como e da qualidade dos alimentos que como.
Tem resultado. Dos 61 kg que pesei no Verão, a semana passada ja estava com 59.100 kg.
Hoje vejo que mais do que dietas, temos de fazer as pazes com a comida.
E o que significa para mim isto?? Penso que mais do que dietas restritivas, em que não comemos metade do que queremos, sentimo-nos insaciados, tristes e com vontade de comer este e o outro mundo, mais do que isso, temos sim que aprender a comer.  Sei que disse isto aqui várias vezes, mas por esta nova medida em prática é um outro assunto.
E fazer as pazes com a comida é sentarmo-mos à mesa com tempo, mastigar devagar para voltarmos a apreciar os alimentos que temos no prato. Libertarmo-nos de rotinas antigas, do estigma negativo que demos durante anos a certos alimentos, de fazer as pazes com o nosso corpo.
Temos que nos lembrar que as dietas restritivas fazem mal, todos os alimentos fazem falta e todos os alimentos são energia.
Devemos sim incluir mais vegetais nas nossas refeições, dar mais espaço à fruta e aos legumes. Abandonar palavras como “tenho de comer isto” ou “não posso comer aquilo”. Perceber quando estamos bem e não precisamos de comer mais nada, perceber que á noite devemos comer menos porque não gastamos tanta energia, perceber como funciona o nosso organismo. 
A chave é saber encontrar o equilíbrio. Assim como tudo na vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...