quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Nova campanha NIKE

Em 2016, no último jogo da pré-época dos San Francisco 49ers antes do início da temporada de futebol americano nos Estados Unidos, Colin Kaepernick jogador que já disputou seis épocas no campeonato norte-americano, destacou-se, quando se ajoelhou durante o hino norte-americano. Aliás, foi mesmo um dos primeiros a tomar esta atitude, em protesto contra aquilo que entende ser errado nos Estados Unidos da América, nomeadamente o número de afro-americanos mortos pelas autoridades do país.O protesto do atleta alastrou-se também a outros jogadores de futebol americano e não só, e dividiu o país. Na altura, Donald Trump insultou os atletas e pediu que fossem despedidos. Desde esse gesto que Colin Kaepernick não joga na NFL. Nenhuma das 32 equipas contratou o jogador que se tornou num símbolo da luta contra aquilo que está mal nos EUA. O jogador chegou a dizer que se levantaria quando as coisas estivessem bem.
Agora, dois anos depois, Colin Kaepernick é uma das caras da campanha da Nike que assinala os 30 anos do mítico slogan “Just Do It”. O jogador de futebol americano surge agora na campanha da NIKE numa fotografia a preto e branco com a frase “Believe in something, even if it means sacrificing everything”, acredita em alguma coisa, mesmo que signifique sacrificar tudo, em português.
Há pessoas que estão revoltadas com o apoio da marca desportiva ao ativismo de Kaepernick e nas redes sociais, os vídeos e fotografias de pessoas a destruir produtos da Nike começam a multiplicar-se.
Na minha visão, e apesar de concordar que foi um golpe genial de marketing por parte da Nike, vejo em Colin Kaepernick, um  Homem que acredita em algo, mesmo que tenha de sacrificar tudo para se manter fiel aquilo em que acredita.


Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...