terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Kefir - ainda vamos a tempo

Atraves de uma pessoa de familia, descobri o Kefir.
O Kefir para quem não conhece é uma bebida fermentada que é produzida com a submersão temporária dos chamados “grãos de kefir" em leite, água açucarada, leite de coco...
É um alimento probiótico, ou seja, é uma colónia de microrganismos vivos benéficos para a saúde.

É composto por partículas brancas e gelatinosas, chamadas graãos de Kefir que contêm bactérias (sim, bactérias) e leveduras que são boas para o nosso organismo.
Maiores ou mais pequenos, estes grãos de kefir fermentam em leite animal (como o leite de vaca consumido pela grande maioria das pessoas) ou vegetal (como leite de coco, soja ou arroz, por exemplo), mas também há kefir de água (que é o que eu tomo) que fermenta em agua com açucar.

Conta a lenda que Kefir foi um presente de Alá ao profeta Maomé, dado nas montanhas do Cáucaso. O nome kefir origina-se do turco “keif“, que significa bem-estar, bem viver ou bom sentimento.
Por muito tempo foi cultivado em sigilo, pois Maomé acreditava que ele era um alimento mágico, e seu
segredo deveria ser mantido.
Em meados de 1.900, dois irmãos do norte do Cáucaso, produtores de queijo, foram contactados para auxiliarem uma comunidade de médicos russos a obter os grãos de kefir.
Quase saiu guerra por causa disso, os irmãos enviaram a jovem Irina Shakharova a fim de persuadir o príncipe caucasiano e obter um pouco do kefir.
O príncipe apaixonou-se por Irina, mas não doou os grãos. Ela resolveu ir embora então, mas a caminho de casa, foi sequestrada pelos homens do príncipe, levaram-a de volta, e o príncipe pediu-a em casamento. Ela não aceitou, denunciou-o ao Rei, e como recompensa pelos crimes causados a ela, o Rei ofereceu jóias e ouro, porém, ela recusou e exigiu o kefir, que finalmente pôde ser divulgado para o resto do Mundo demonstrando alto poder de cura.

Para quem não sabe, quando tomamos antibióticos, matamos tanto os microorganismos maléficos, quanto os benéficos presentes na flora intestinal. E geralmente, uma alimentação pobre em probióticos não repõe o necessário, e os maléficos proliferam-se com mais facilidade.
Probiótico = A favor da vida.
Antibiótico = Contra a vida.

Na medicina oriental acredita-se que a saúde começa no intestino. Muitas doenças começam por conta de alguma disfunção do intestino, pois se as microvilosidades forem danificadas, cadeias inteiras de aminoácidos atravessam o intestino, e quando chegam no sangue, são reconhecidas como antígenos, desencadeando doenças.
Atualmente tem se estudado sobre o poder medicinal do kefir e têm-se demonstrado poderes anti-cancerígenos, anti-fúngicos, anti-virais, entre outros.
Deixo abaixo alguns dos beneficios para a saude, do Kefir:
  • Ajuda no equilíbrio da flora intestinal e contribui para a absorção de nutrientes;
  • Facilita a digestão;
  • Diminui o colesterol
  • Melhora a densidade óssea e combate a osteoporose
  • Tem um efeito tranquilizador do sistema nervoso (sendo benéfico para quem sofre de depressão ou distúrbios do sono, por exemplo);
  • Aumenta a imunidade
  • Previne problemas de vesícula, fígado ou rins;
  • Pode ser usado como tratamento de problemas dermatológicos como acne, eczemas ou alergias
  • Sintetiza vitaminas do complexo B;
  • Pode ser indicado para pessoas com ligeira intolerância à lactose, visto que as suas bactérias e leveduras consomem a maior parte da lactose durante o processo de fermentação.
  • Ajuda ao emagrecimento


Sem comentários:

Enviar um comentário

E na minha opinião...