segunda-feira, 30 de maio de 2016

A minha dieta

Pois a minha dieta (para quem acompanhou  era A DIETA DOS  31 dias) já terminou.
Emagreci 3 kg o que não foi mau.
Hoje em dia faço a minha vida normal, quando abuso (normalmente aos fins de semana) depois faço uma semana bastante regrada.
Continuo com o adoçante em vez do açucar, com o leite magro, manteiga magra, coca cola zero, pão escuro.
Continuo nos 57 kg e sinto-me bem. Mais do que perder peso, a gente precisa aprender a comer.



A frontalidade na vida

Ás vezes acho que ainda sou demasiadamente mole. Boazinha demais, aquela pessoa que está sempre a tentar apaziguar, a apagar o lume, a acalmar.
Penso que se calhar era bem mais leve para mim se descarregasse o que penso de certas pessoas, que ás vezes fosse direta mesmo, sem me preocupar com o que a pessoa vai pensar ou sentir. Andaria menos nervosa e bem mais leve porque tinha dito o que penso da pessoa ou da situação. É uma questão de personalidade, de perfil.
Mas a frontalidade tem muito que se lhe diga. Há dias li que "As pessoas que se dizem frontais, são simplesmente mal educadas!" e eu não poderia estar mais de acordo.
Eu não tolero certas palavras e situações que me incomodam, não quero, não faço, não vou.
Não digo a alguém que está gorda só porque sou "frontal". Há limites. Isso não é frontalidade é ser-se desagradável.
Sem ser malcriada tento dizer o que penso e o que sinto. A frontalidade tambem tem limites, limites que roçam a falta de educação e isso não suporto.

terça-feira, 24 de maio de 2016

A carta por pontos

A partir de 1 de Junho entra em vigor a carta de condução por pontos.
Ora isto vai funcionar mais ou menos assim:
 A cada condutor são atribuídos 12 pontos.
O condutor perde pontos:

Crimes Rodoviários - menos 6 pontos

Contraordenações Muito Graves
    Conduzir com alcool ou substancias psicotropicas - menos 5 pontos
    Excesso de velocidade - menos 5 pontos
    Restantes contra-ordenções muito graves - menos 4 pontos

Contraordenações Graves
    Conduzir com alcool - menos 3 pontos
    Excesso de velocidade - menos 3 pontos
    Ultrapassagens nas passadeiras - menos 3 pontos
    Restantes contra-ordenções graves - menos 2 pontos

Mas o Estado também foi "amiguinho" e premeia os bons condutores. Quem não tiver contra-ordenações graves, muito graves ou crimes rodoviários durante 3 anos, é-lhe  atribuido um total de 3 pontos.E se o condutor frequentar ações de formação de forma voluntária (!!!!)  tem mais 1 ponto.

Quando perdem os 12 pontos ficam sem a carta tendo que esperar 2 anos, sim, 2 anos, para poder tirar a carta de novo!
Portanto o melhor mesmo é não beber, respeitar as velocidades limites e nao atender chamadas ao volante. Basicamente conduzir como quem tirou a carta há 1 semana.


segunda-feira, 23 de maio de 2016

Do Rock in Rio

Confesso que nunca acompanhei muito (nada) o Rock in Rio. Sou do Norte, não me fica perto ir para Lisboa ver uma noite de  concertos. Volta e meia via um ou outro concerto pela Tv.
Desta vez já tive opurtunidade de acompanhar o concerto do Bruce Springsteen e sexta feira estive até ás 2h da manhã a ver os Queen.
O nosso amigo Bruce continua com uma energia, uma mística que não a perde nunca, tem uma empatia com o publico como só ele, mas confesso que me desiludi um pouco talvez porque estava á espera que ele tocasse mais exitos antigos. Não deixou de ser um concerto espectacular!
Os Queen.... foi absolutamente maravilhoso!!
Muita gente comenta que Queen sem Freddie Mercury não é a mesma coisa, e de facto não é. Mas os Queen também são o Brian May e o Roger Taylor. Senhores esses que foram escolher o jovem Adam Lambert para os acompanhar e ser a voz do grupo.
Estavam 75 mil pessoas no Parque da Bela Vista. Em Tv era algo lindo de se ver, nem imagino ao vivo!
O Adam Lambert não quer de todo  imitar o  Freddie Mercury e fez questão de explicar isso no início do concerto, quando disse que "só há um Freddie Mercury".
Para mim o Adam Lambert esteve espectacular.  Tem uma voz maravilhosa, é excêntrico e proporcionou momentos lindos. Na minha opinião falhou por não ter puxado mais pelo publico, descido até perto das pessoas, enfim, penso que lhe falta criar esse elo com a audiência. De resto estava magnifico, trocou de roupa varias vezes, saltos altos, unhas pintadas, tiaras na cabeça, enfim, um moço com uma personalidade propria de uma Rock Star.
Momentos fantasticos foram tambem quando o Brian May cantou o "Love of My Life", com um coro de 75 mil pessoas e quando volta e meia era projectada a imagem do Freddie Mercury no ecran gigante a cantar a mesma musica que passava no momento, foi lindo.
 Decididamente fiquei fã do Adam Lambert que fez um grande concerto sem imitar ninguem.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Palavras que podiam ser as minhas

" ter sorte por nos termos encontrado e isso ter sido uma sorte. por saber que a vida tem tantas curvas e que isso podia ter-nos afastado ou impedir que nos conhecêssemos. mas não foi assim. esbarrámos um no outro. e ficámos um no outro. sorte, chamar-lhe-ei assim. porque esta vida partilhada tornou-me melhor. tornou-se o ponto para onde me viro sempre que penso que vou descarrilar.
é por isto que atravesso os dias com a certeza de que nada é por acaso, que a vida une as pessoas certas nos momentos certos, que sabe o que faz, e que nos pequenos nadas de que é feito o nosso amor, em tudo o que é absolutamente essencial, a vida conspira sempre a nosso favor.
é que no amor, como na vida, quando dois querem (muito), um não larga e o outro não desiste."

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Saudades do sofá

Ás vezes penso na vida que tinha há uns tempos atrás, o meu marido trabalhava menos, tinhamos outro ritmo. Com a entrada do meu filho para a escola tudo mudou, a azáfama do dia a dia, o ir buscar á escola, ao ATL, os treinos de futebol, da piscina, os trabalhos de casa... todo esse tempo é consumido por ele.
Assim, desde que o vou buscar até que o coloco na cama, o meu tempo é praticamente para ele.
Volto a ser Eu, quando ele vai para a cama, onde tiro tempo para mim, para colocar os meus cremes de rosto, secar o cabelo, preparar a minha roupa para o dia seguinte e ir ao Facebook :)
Ontem dei por mim, a tentar lembrar-me da ultima vez que me deitei no sofá com o meu marido a ver Tv... e não consegui.
Fica muito pouco tempo para desfrutar da casa, do sofá com o meu marido como fazíamos há um tempo atrás, mas não me sinto triste porque quando o faço, vale em dobro.
Ontem deitamo-nos 15 minutinhos no sofá, abraçados e valeu por horas....

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Depois da tempestade....

Com a chegada deste pequeno solinho, vem sempre uma valente gripe. Este ano não foi excepção: nariz COMPLETAMENTE entupido, olhos lacrimejantes e surtos de tonturas e calor.
Assim foram os meus ultimos 10 dias...
De rapariga com um som nasalar até agradável, virei de repente uma fanhosa repugnante.
E é curioso ver como  as pessoas não têm compaixão nenhuma por um fanhoso, gozam, espezinham e pedem mesmo para falarmos muito só para se rirem!
Depois de várias carteiras de lenços, vários liquidos injectados no nariz, Ben-u-Ron e anti-histaminicos, eis que hoje respiro normalmente. Narinas limpas e desentupidas, olhos secos, lentes colocadas e o corpo a regressar ao normal.

Surpresa boa!

Uma vez, li que no Egito existem cinquenta palavras para diferenciar a areia. Isto acontece porque na paisagem do Egito, a areia é o que mais se destaca, e é preciso usar diferentes palavras para diferenciar cada tipo de areia. É por isso também que os esquimós possuem mais de cem palavras para o branco, pois a paisagem deles está cercada de neve, e os índios têm mais de 30 palavras para designar o verde, porque a paisagem deles é a floresta.
Eu desejava ter mil palavras para dizer "amo-te", porque o amor que sinto por ti está em todo o lado. É a minha paisagem, a minha vida em redor.  Está numa nuvem que passa, no vento, na chuva, na xicara de café, no sofá, na montanha...

Ontem ao chegar a casa no fim de um dia de trabalho, tinha a mais bela surpresa com a carta mais bonita que já li. Só porque sim, só porque me ama. Ama-me sem porquês, em papel de rascunho e numa folha branca.
Chorei, de emoção, de gratidão e de amor.
Quero sempre manter por perto as certezas que um dia nos fizeram juntar e começar este caminho a dois.
Amo-te.


sábado, 14 de maio de 2016

Do cancro....

Há dias li a noticia que a atriz Sofia Ribeiro tinha feito a sua ultima quimioterapia.
Desde o inicio destas noticias relacionadas com ela que sinceramente não me emocionei.Não me emocionei com o vídeo dela a rapar o cabelo numa praia com amigos, nem com as fotos em que aparece a dar força ou moral a quem passa pelo mesmo.
Pode parecer frio da minha parte mas não é, e eu explico: tenho ainda muito presente em mim a luta que a minha mãe travou com um cancro de mama.
Ver alguem a rapar o cabelo porque o mesmo está a começar a cair, faz-me lembrar a minha mãe no cabeleireiro a rapar o dela, a chorar, ela e a cabeleireira.
Faz-me lembrar o escolhermos uma peruca, e faz-me lembrar a primeira vez que ela se viu sem o peito ao espelho.
Faz-me lembrar o meu pai a chorar, o medo da quimio, da radio.
Quando analiso esta minha "insensibilidade" penso que a ganhei por já ter vivido essa dor, uma dor que nunca pensei viver. Um medo que nunca mais passa.
Não consigo explicar bem, é como se já não ficasse surpreendida, já não me choca, porque o vivi na primeira pessoa.
Quem tambem já passou por isso, certamente entenderá aquilo que estou a tentar dizer.
É uma doença maldita que ataca, derruba e magoa.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

A minha dieta

Fazendo um Update á minha dieta, ontem fiquei nas nuvens quando a balança mostrou os 56, 6 kg.
Há um mês, quando iniciei esta dieta estava com 60 kg.... o que no alto dos meus 1.60 m parecia uma mini baleia.
É engraçado porque a bança mostra os 56,6 Kg mas na realidade ainda não noto grande dieferença, pensei que com menos já quase 4 kg eu iria notar imenso na roupa, e não. Triste que estou....
O bom disto tudo é que realmente a gente habitua-se a comer menos, a comer a horas e a comer bem.
Ao almoço como um pouco de sopa e nunca arroz ou massa, á noite igual. Leites magros, iogurtes, queijo e fiambre magros... Aprendemos que se abusamos num dia, no outro temos que fazer restrição total.
Estou quase a completar os 31 dias da Dieta dos 31 dias e a verdade é que estou menos 4 kg e a comer bem e saudável.
Já só falta um bocadinho assim...


Crianças deste mundo...

É engraçado que quando somos jovens a ideia que temos dos nossos pais é que são uns chatos. A mãe porque manda lavar os dentes, tomar banho, estudar e comer... o pai porque repreende se falamos torto, se dizemos palavrões ou se nos portamos mal.
O facto de nos tornarmos nós próprios pais e mães faz-nos ganhar uma perspectiva completamente diferente. Percebemos finalmente que as mães nunca foram chatas e que os pais apenas nos estavam a ensinar e tranmitir valores e educação.
Cada um dos momentos em que um filho se sente a ser chateado, injustiçado ou aborrecido, esses momentos, embora eles não se apercebam, estão rodeados de boa intenção, amor e razão.
Pena que eles só se irão aperceber disso daqui a muitos anos....

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Pirilampo Mágico

Já arrancou (este sábado) a já usual campanha de venda do Pirilampo Mágico (campanha de solidariedade para apoiar pessoas com deficiência intelectual).
Reconhecido como um dos maiores símbolos de caridade, o Pirilampo Mágico vai estar a venda em Portugal até dia 29.
Além do tradicional boneco, que custa dois euros, estão também à venda “pins”, “t-shirts”, canecas, chávenas e sacos de pano, com preços que variam entre um e seis euros.
Como sempre, as receitas das vendas revertem a favor de cerca de 80 entidades que apoiam um universo de mais de 30 mil pessoas com deficiência intelectual e as suas famílias.
Os Pirilampos estão a venda em lojas, centros comerciais, bancas de rua,escolas, colegios, de Norte a Sul.
Vamos ajudar?


Caminhando se faz a vida!

Caminhar pelo labirinto estranho e mágico que é a vida. Surpreendente e por vezes assustadora, mágica quando nos dá alegrias inesperadas e triste quando nos tira o chão.
O segredo é caminhar de mãos dadas, com a pessoa que amamos e escolhemos.
É enfrentar o medo do abismo, da verdade, da dúvida, da certeza, juntos.
É abraçar muito apertado para curar as dores, tristezas e insucessos. É dar um sorriso sincero e inocente no meio da tarde, só por saber que o outro existe.
É saber que caminhamos juntos e que para o bom e para o mau, não estamos sós.


quarta-feira, 11 de maio de 2016

Para refletir

Ficar magro só depende de mim. Ser magro ou gordo é uma questão de escolha e não um presente ou um castigo divino. Quando você assume a responsabilidade no processo de emagrecimento, ganha o controle da situação e se sente-se mais capaz de modificar seus hábitos.

Preciso comer para continuar magro. Ao saltar refeições para emagrecer, o corpo vai reclamar e protestar, acumulando ainda mais gordura. Ao comer menos do que deveria, o seu metabolismo desacelera e fica mais difícil perder o excesso. Portanto, coma a cada três horas.

O melhor horário para ir ao ginásio é o que consigo ir. Você acha que não tem energia para ir ao ginásio pela manhã, mas essa é a única altura que a sua agenda permite? Então, insista!

Irresistíveis são as minhas curvas, não os fritos! Se você "pensa magro", em vez de sofrer pelas coisas que não pode comer, se sente vitorioso por se manter firme no seu plano.

Venço metas, não bato recordes mundiais. Ao traçar os objectivos para o seu emagrecimento, pense em prazos possíveis. Assim, pode comemorar os resultados. Se estabelecer metas inatingíveis, vai jogar contra si e desiste.

Vou conseguir parar de pensar em comida. A melhor alternativa é mudar o centro da atenção. Para isso dar certo, tenha algumas alternativas na manga. Pode ser uma caminhada, um jogo de computador ou um telefonema para uma amiga. O importante é investir em outra actividade para esquecer a comida..

Só desisto depois de tentar. Isso vale para tudo na vida e também para o controle de peso. Portanto, em vez de se lamentar, parta para a acção!
Questiono todos os pensamentos desanimadores. Essa atitude protege você da auto-sabotagem.

Sei quando estou com fome ou apenas com vontade de comer. Conseguir diferenciar a fome do desejo de mastigar uma coisinha evita que caia na armadilha de comer fora de horas.
Não me coloco em tentação. Para não jogar contra si mesma, elimine todas as guloseimas do seu campo de visão.
Procuro o prazer na vida e não na comida. Claro que é uma delícia comer, mas isso não deve ser a única fonte de felicidade na vida. Diversifique os seus interesses e descubra o que gosta de fazer. Encontre o prazer fora da mesa.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Motivação


A minha dieta

Estou quase no fim dos 31 dias. A verdade é que continuo na fase 2, não passei á 3.
Devemos continuar na dois até atingirmos o peso que queremos. Não está facil lá chegar.... ás vezes desanimo.
Tenho comido bem, continuo sem comer massas, batatas e arroz, continuo com o meu iogurte magro e pão integral. Talvez pela idade que já não é a mesma, talvez pelo metabolismo, talvez... sei la... não consigo emagrecer como gostaria.
Temo andar a fazer estes sacrificios e não sair do mesmo sítio.
Continuo motivada mas sinceramente já queria mais.

Da semana que passou...

Tenho estado ausente, eu sei.... tirei uns dias e aproveitei para descansar a cabeça, o corpo.
Foi tempo de estar por casa, de cuidar de mim, ir ao cabeleireiro, depilação... ás vezes faz falta, fazer-mos algo que nos faça sentir bonitas.
Foi uma semana de compreender as voltas que a vida dá. De perceber (mais uma vez) que cada telhado esconde uma hitoria, ás vezes feia.
Foi tempo de desacelerar, de valorizar as nossas rotinas. Tanto nos queixamos que queriamos estar era em casa, não ter que trabalhar, mas a verdade é que faz falta. Faz falta o frenesim do trabalho, o stress, as risadas por vezes. Estar em casa não aprendemos nada, não temos objetivos.
Temos que dar graças, e dar as boas vindas a tudo o que a vida nos dá.