terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Kefir - ainda vamos a tempo

Atraves de uma pessoa de familia, descobri o Kefir.
O Kefir para quem não conhece é uma bebida fermentada que é produzida com a submersão temporária dos chamados “grãos de kefir" em leite, água açucarada, leite de coco...
É um alimento probiótico, ou seja, é uma colónia de microrganismos vivos benéficos para a saúde.

É composto por partículas brancas e gelatinosas, chamadas graãos de Kefir que contêm bactérias (sim, bactérias) e leveduras que são boas para o nosso organismo.
Maiores ou mais pequenos, estes grãos de kefir fermentam em leite animal (como o leite de vaca consumido pela grande maioria das pessoas) ou vegetal (como leite de coco, soja ou arroz, por exemplo), mas também há kefir de água (que é o que eu tomo) que fermenta em agua com açucar.

Conta a lenda que Kefir foi um presente de Alá ao profeta Maomé, dado nas montanhas do Cáucaso. O nome kefir origina-se do turco “keif“, que significa bem-estar, bem viver ou bom sentimento.
Por muito tempo foi cultivado em sigilo, pois Maomé acreditava que ele era um alimento mágico, e seu

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Reflexões

Crei uma oração só minha. Todos os dias a leio e interiorizo.
Ouço-me a falar. Acredito no que digo, no que escrevi.
Toda a vida fui ensinada a acreditar em Deus. Fui baptizada, andei na catequese, fiz a primeira comunhão. Ia á missa com os meus avós, rezava e cantava.
Hoje em dia não sei se acredito ou não. Cientificamente é difícil de acreditar num Ser que não está cá, não é palpável, não se vê. De coração, acredito que existe algo maior que nós, superior, que nos vela e nos guia. 
Tem dias que me custa entender, confesso. Entender as desgraças, as mortes trágicas, as perdas, a misericórdia que não aparece. Gostava de entender o porquê.
Outros dias vejo os milagres que acontecem, a bondade, a Paz e a certeza de que Alguem está lá para nós, para nos confortar. 
Tento, diariamente fazer uma reflexão ao começar o meu dia, nas coisas boas que tenho, no que já fiz na vida, nas pessoas que nunca me falharam e agradecer esta vida de que tantas vezes me queixo. Agradecer a comida na mesa, o teto que abriga a minha família, a saúde, um marido e filho maravilhosos. 
Acredito que é o segredo para uma vida mais feliz, este exercício de valorizar mais o que temos do que o que nos falta.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Compras de Inverno

Sou uma pessoa que não liga muito ás colecções de verão, não sei passam-me um pouco ao lado. Gosto dos vestidos e das sandálias, de resto não me diz grande coisa. Não gosto de chinelos e as blusas tem que ser bem compridas. Já colecções de inverno gosto muito.
Adoro botas. De todos os tipos, altas, baixas, de cano alto ou baixo, gosto de botins, sapatilhas, gosto dos tons castanhos, bordeaux e pretos.
Adoro kispos e casacos de pelos.
A verdade é que devo ter um gosto muito peculiar porque é raro encontrar algo que realmente goste assim a ponto de perder a cabeça.
Este ano encontrei assim duas ou três peças, entre elas um kispo cor de rosa que amo de paixão.
Isto tudo para dizer que encontrei uma loja que tem 90% de peças que podiam vir parar cá a casa. A Natura.
Uma loja que existe sei la há quanto tempo, mas que na verdade eu nunca tinha entrado, nunca me seduziu e nem sei bem o porque.
Depois de lá entrar não quero mais sair. Adoro os vestidos, as túnicas, os casacos, as mantas, os pijamas, as carteiras, a bijuteria....
Adoro tudo. 
A marca é um pouco puxadinha a nível de preços mas compensam os saldos.
Corram que ainda esta com 70% !!

Porque hoje é sexta feira


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Habemos Bimby

Quem me lê há algum tempo, saberá com certeza que a minha opinião era de que qualquer outro robot de cozinha minimamente apetrechado, fazia o papel da Bimby (mais cara substancialmente que as outras).
Acabei há cerca de 3 anos por comprar a Yammi.
Yammi essa, que avariou logo no primeiro ano de utilização e teve que substituir o copo. Acabou por voltar a funcionar mas volta e meio dá-lhe uma coisinha ruim e não coze o arroz (por exemplo).
Eu cozinho bem e gosto de cozinhar, mas realmente o tempo de que disponho para isso é muito pouco, Há semana ando sempre a correr e depois de comer comidas bimbásticas de amigas e de me aprofundar bem no assunto, decidi avançar com a compra.
Efectivamente uma coisa é mais que certa ( e posso bem afirmar isto pois tenho as duas), os materiais são de outro nível  comparados com a Yammi. A minha Yammi com apenas 3 anos ja estava a ficar escura no copo e como disse já avariou algumas vezes.
A Bimby veio trazer a 5ª geração de robots de cozinha. Ela trás uma Cook-Key que é basicamente um livro de receitas electrónico. Com balança incorporada, uma única lamina, com écran táctil consegues ver a receita e segui-la ao mesmo tempo. É um mini computador culinário.
Pela internet programas as receitas que queres fazer semanalmente e envias a lista de compras para o teu e-mail. Simples assim.
Tenho a minha há alguns dias. Tenho feito alguns pratos, uns saem bem logo á primeira, outros nem por isso. O segredo é a pratica. Estou muito contente com ela para já e comparativamente, realmente, não tem nada a haver com os outro robots de cozinha que por aí andam.



Exames de rotina

Quando fazemos exames de rotina, pensamos sempre que é mesmo só isso: rotina.
Certamente estará tudo bem, tudo normal. Até ao dia em que não está.
Até ao dia em que recebemos uma carta a dizer que temos uma alteração celular e que precisamos fazer mais exames diagnósticos.
Já fui muito pessimista em tempos. Pensava o pior sempre. Hoje não sou assim, acredito sempre que estará tudo bem e mais do que isso, que mesmo que não esteja, eu vou ficar bem.
" Sim, há uma hipótese embora pequena que essa alteração seja cancro." Foram das únicas palavras que ouvi no consultório médico. O resto tornou-se um borrão. Naquele momento já não ouvia a Doutora a dizer que para ter calma, que pode ser uma lesão benigna, que pode até desaparecer por si só, que mesmo que sejam células pré cancerígenas que dão para queimar.... isso eu ouvi, mas naquele momento não registei.
Registei mais tarde, em casa. Quando estava já mais calma.
Aquela hipótese, aquela pequena e ínfima hipótese está lá e o frio na barriga também.