sábado, 28 de dezembro de 2019

Recomeçar

Coragem. Acho que é a palavra que tem sempre que nos acompanhar ao longo da vida.
Acreditar em algo maior, que estamos aqui para viver, para fazer o bem, para dar amor. Seja de que forma for. E o mundo precisa tanto de amor. E o amor é a base de tudo. Pelo menos de tudo o que está certo. É a base de uma infância feliz, de uma família equilibrada e de adultos conscientes e humanos. É o amor que vence sempre. Qualquer luta ou batalha, qualquer medo que se atravesse à nossa frente. 
O mundo precisa tanto de fé. 
Precisamos todos de ouvir mais o coração. 
 

quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

O amor

"O amor é libertador. O amor é dar completamente o que és, em troca de nada. O amor é confiança, respeito. O amor é querer ver o outro lado feliz e querer ser feliz com o esse outro lado.
O amor é não ter tempo, mas mesmo assim encontrar algum. O amor é chegar a casa depois de um dia de trabalho, e encontrar num olhar apenas um motivo para sorrir. O amor é dedicação. É encontrar alegria nas pequenas coisas. O amor é aceitar o outro exactamente como ele é. O amor é estar presente mesmo ausente, estar perto mesmo longe. O amor é preocupação com o outro, procurar saber se está tudo bem, com um olá ou até mesmo um olhar. O amor é querer que outro vá mais longe, que seja bem sucedido. É apoiar e aplaudir os projectos individuais e fazer planos em conjunto. O amor é ajudar a ser a outra pessoa melhor. 
O amor passa pela compreensão, por ouvir o outro, por prestar atenção, por comunicar. O amor é ser tolerante. O amor é poderes seres quem tu és, sem fingimentos, sem mentiras, sem aparências. É permitires-te e permitires. O amor é conhecer lugares novos, músicas novas , filmes novos. É dividires o teu prato preferido.
É partilhar não só os mesmos gostos, mas até os gostos diferentes. O amor é para acrescentar e não para diminuir.
O amor é transparente, é sincero, honesto. O amor é aceitar quando não temos razão, é saber pedir desculpa. O amor é saber perdoar, é entendimento com o máximo de envolvimento. O amor vai mais além do que dizer um Amo-te, o amor está nos pequenos e grandes gestos. O amor é estar à vontade contigo próprio e principalmente com o outro.
O amor é fazer o bem sem esperar nada em troca.  O amor é somar e não subtrair. " 
Amo-te.


terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Noite de Natal

Daqui a pouco vamos ser este ano 21 à mesa. Este ano é com a família do meu lado, pais, primos e tios. Costuma ser um ano em cada lado.
Independentemente de onde passamos o Natal, o que me importa é que estejamos juntos, os 3. Essa sim, é a minha família. O nosso menino cheio de vontade de abrir os presentes antes da meia noite. Corado do calor da lareira.
Isso sim, é Natal.
Feliz Natal a todos!!! 



segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

O peso da sinceridade

As vezes acho que estou a ficar cansada de pessoas. 
De pessoas que têm más palavras e más atitudes. Estou cansada de pessoas que nem se apercebem das más atitudes que têm. Cansada de tentar ser simpática e agradavel e ninguém se esforçar para ser simpático e agradável para o próximo. 
Pessoas que me empurram nas filas, pessoas que não dão bom dia, nem boa tarde. Pessoas que são vidrinhos de cheiro e que não se pode dizer nada. Cansada de pessoas sem sentido de humor.
Estou cansada de palavras vazias, de palavras sem valor. De  amigos que faltam a ocasiões especiais, cansada de ninguém me bater à porta só porque tem saudades minhas. 
Tenho-me tornado uma pessoa menos tolerante. E possivelmente mais sozinha. Mas verdadeiramente mais feliz. 
Mais de bem comigo, mais sincera.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Christmas time

Pois é, mais um Natal a aproximar-se a passos largos, que me faz logo pensar que o ano está mesmo a dar as últimas, e a nostalgia invade-me.
É  perceber que o tempo passa a correr, recordar momentos, experiências, pensar no que aconteceu e não aconteceu. Também começo a pensar nos objectivos para o próximo ano e a estabelecer prioridades.
Queria muito que 2020 trouxesse saúde e muito trabalho. 
Há muito a fazer, muito a conquistar. Porque a vida é assim mesmo, feita de conquistas e quem não vai à luta acaba por não conquistar nada.
Para o Natal ainda estou a zeros, sem prendas compradas, e pior, sem planos para isso. Ando constipada e muito cansada, sem energias,.... mas acredito que vou melhorar e que o espirito natalicio me irá inundar como sempre em todos os outros anos!

Porque hoje é sexta feira


terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O passar dos dias


Aceitar nem sempre significa perder. Aceitar que o outro tem razão, aceitar que estamos cansados, aceitar que já não temos 20 anos, aceitar que os filhos crescem, aceitar que a vida nem sempre é como queremos.
Aceitar. Uma palavra tão rara e tão pouco usada. Foi talvez a palavra mais importante que aprendi durante este ano. Aceitar a solução mesmo depois de dar o meu melhor, aceitar opiniões diferentes, aceitar o meu trabalho, aceitar o passar dos dias.
Não me sinto mais fraca por ter dado lugar a esta palavra na minha vida. Não. Sinto-me a crescer. Aprendo a ouvir-me mais e a pensar mais em mim. Aprendo a gostar de ouvir os outros. Aprendo que as opiniões dos outros podem ser igualmente válidas. Aceitar é dar lugar a novas oportunidades e a novos sentimentos.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Ser mãe

Sempre quis ser mãe mas não sabia se seria capaz de ser mãe.
Assim que soube que estava grávida sabia que era um menino. Sempre sonhei que o meu primeiro filho seria um rapaz.
Que ia ser educado da melhor maneira possível, e que por mais erros que fizesse eu iria dar o meu melhor. Sempre soube com certezas que seria uma mãe que saberia olhar para o seu filho "de fora", saberia ver as suas virtudes e também os seus defeitos. Não sou nada uma mãe que acha que o filho é perfeito.
A verdade é que hoje olho para trás e vejo o menino em que ele se tornou. Um milhão de vezes mais e melhor em tudo o que alguma vez imaginei. Um pequeno Homem, cheio de amor para dar, carinhoso, rebelde, amável,...

Tenho tanta sorte em poder ser a tua mãe, em ver o mundo através da tua visão do mundo, da tua coragem e positivismo, da tua alegria e felicidade!
Quando me dizem "que menino bonito" eu penso sempre que as pessoas dizem que ele é bonito, mas nem sonham o QUANTO ele é bonito, pois só vêm o exterior....
Parafraseando uma outra pessoa... Em todos os dias de sol e de chuva, que tenhas a certeza que não me pertences mas que me tens. De que és livre, mas tens morada. De que és tu, mas que seremos sempre nós os 3.

Porque hoje é sexta feira


Está nas nossas mãos

Não é de todo apenas teoria. 
O ser ou não ser capaz de alguma coisa é uma questão de atitude. Como tudo na vida. Ajuda muito acreditar até porque é o primeiro passo para algo ser realizado. Por isso, confia e acredita sempre em ti. Independentemente do quão difícil possa ser uma batalha, mantém estes dois verbos bem presentes: confiar e acreditar. 
Há algum tempo atrás era impensável eu fazer coisas que hoje faço. Mesmo com alguns obstáculos e as vezes momentos difíceis para mim, eu consegui. São as minhas vitórias, que para muitos seriam mesmo banais, mas que para mim são enormes, que fazem de mim a pessoa que sou hoje. E hoje, sou uma mulher independente, sou capaz de gerir a minha vida. Porque nós somos realmente capazes de tudo.
O "ser capaz" tem um efeito incrível em nós. Mostra que depois do esforço, de lutas interiores e até mesmo de alguns fracassos pelo meio, há no fim uma satisfação imensa de objectivo cumprido, de superação e de espirito ganhador, que nos deixa felizes e realizadas. O "ser capaz" ensina-nos a nunca nos deixarmos render, a ter consciência que as coisas levam o seu tempo e que desistir não é opção. Porque nunca é.
Isto vale para tudo, seja para mudares hábitos de vida, para dizer NÃO ao que realmente não queres, seja terminar estudos, seja arranjar aquele emprego importantíssimo, seja para lutares por ti quando mais ninguém o fizer. 
O "ser capaz" parte sempre de nós.
 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

É quase Natal !

É curioso como a vida muda... Antigamente esperava pelo natal o ano todo, adorava o Natal, toda a magia, a logística, os doces. Muito mais do que pensar nos presentes, gostava de idealizar a consoada, aquela noite mágica com toda a gente em volta da mesa. As conversas cruzadas, as músicas de natal nos telemóveis, as crianças a "cheirar" as prendas, as lareiras acesas e os filmes que se repetem todos os anos, já como uma tradição.
Este ano é diferente, não estou entusiasmada como o costume, tanto que só fiz a árvore ontem (dia 10) quando costumo fazer sem falta no dia 1.
Talvez se deva à azafama de abrir um novo negocio que me tem consumido o tempo, talvez se deva aos meus já 41 anos, não sei.
Apesar de tudo, gosto sempre desta época e lutarei para que a magia não se perca e se transmita sempre ao meu filho!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Dias bons

A leveza dos dias, está na forma como os encaramos. 
Aquele momento em que  metemos o pé fora da cama, na esperança de pisar leveza e não sentir o peso de "oh é mais um dia".
Acreditar que será um bom dia, e agradecer por mais uma oportunidade, por mais uma esperança. Por mais um dia a tentar ser melhor.
Há uma luz bonita até nos dias cinzentos, há uma luz bonita nos dias de chuva, há sempre uma luz bonita. É preciso é vê-la! Procura-la.
Basta acordar, meter o pé no chão, e começar com essa luz dentro de nós.
Estar disposto a gostar da vida tal como ela é, com alegrias e tristezas, tenso sempre a certeza de que os pequenos nadas também podem ser alegrias.




terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Lutas de uma vida

O cancro não escolhe idades. Rouba vidas e sonhos a adultos e crianças. Mete muito medo. Sobretudo a quem tem de lidar com ele, a quem tem de travar essa luta. E também, de uma forma diferente, a todos os que rodeiam a pessoa que luta pela vida, muitas vezes tambem eles numa batalha.
Normalmente temos pena e compaixão pelas pessoas, porque ninguém deve ser obrigado a entrar numa luta destas.
Sei bem o que é viver com medo de perder alguém que amo por causa desta doença. E hoje penso nisto porque faz este mês 12 anos que o vivi.
Lembro-me bem do telefonema dela a dizer que tinha cancro e que tinha que ser operada. Lembro-me de estar sentada no hospital à espera que a minha mãe saísse do consultório com a operação marcada.
Eu estava gravida e vivi toda a gravidez com muito medo de perder a minha mãe. Medo que me roubava noites de sono. Que me impedia que fosse possível concentrar-me no que quer que fosse, que fazia com que temesse cada chamada telefónica por não saber o que poderia ouvir. Medo das horas, que pareceram dias, que durou a operação e medo do que a médica iria dizer. Medo que as sessões de quimioterapia a deixassem de rastos.
 Sei bem que o medo que senti, e que sentem todos aqueles que rodeiam um doente, é ainda mais forte na própria pessoa, pois certamente têm medo de morrer. Certamente receiam deixar tanta coisa por fazer e tantos sonhos por realizar. Certamente temem não ter forças para combater a doença ou não ter armas iguais para lutar contra ela.
E de uma coisa estou certa, o pior que se pode fazer a um doente oncológico é ter pena dele. As pessoas precisam ser animadas. Precisam de mensagens e energia positiva. Precisam de que todos tentem fazer com que se esqueça da doença. Acredito que uma parte da cura passa por aí, passa pelo apoio, pela força e pelo acreditar!
Um beijinho a todos os que lutam contra uma doença neste momento. Penso muitas vezes em vocês.