segunda-feira, 30 de abril de 2018

Desapegar

Uma das coisas mais difíceis de fazerem os adultos, é desprendermo-nos das preocupações, das sugestões do que vai acontecer e libertar do passado.
Isso não nos permite viver apenas o momento.
O momento (seja ele qual for), é este e não outro qualquer. É este que temos que aproveitar, é este que temos que memorizar, é neste que temos de pensar.
As crianças são muito mais felizes porque têm essa capacidade (mas vão perdendo). Vivem tudo com um entusiasmo típico da primeira vez. É por isso que são tão felizes quando vivenciam as experiências que as agrada. Vivem tudo ao máximo sem pensar no passado nem no que pode acontecer.
Os adultos sofrem porque se perdem muitas vezes nos seus pensamentos. E são sempre influenciados, quer nas suas experiências, quer nas suas expectativas. Há sempre factores que vão influenciar  o que estamos a viver. Preconceitos, experiências já vividas,  opiniões dos outros, etc. Tudo isso vai influenciar o nosso momento sem que nos permita verdadeiramente usufruir dele.
Verdade seja dita, hoje em dia, é tão fácil encontrar informações sobre as coisas que vamos viver, que até parece que já as vivemos antes de elas acontecerem. Se vamos de férias para algum lado, primeiro pesquisamos sobre o sítio, o que fazer, o que dizem as pessoas que lá estiveram, etc. (e o mesmo relativamente a um filme, um livro, um restaurante, seja o que for).
Falta-nos desapegar ás experiências dos outros e começar a viver as nossas.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Relembrar é viver

Uma das, muitas, razões para o Nokia 3310 ter-se tornado um enorme sucesso, era o facto de podermos andar sempre a trocar de capas. E isso é uma novidade para aquele tempo.
Isto significava que podíamos andar com um telemóvel que era o mesmo mas que parecia novo de semana a semana, ou sempre que nos apetecesse.Lembro-me de comprar várias e de existirem dezenas de capas para escolher, desde simples de uma só cor, a outras com animais como golfinhos, ou de desenhos animados. Havia de tudo um pouco e o preço era bastante aceitável.


terça-feira, 24 de abril de 2018

Operação Bikini

O Verão parece que está a chegar e toda a gente quer ficar em forma, para desfilar uns bons abdominais ou uns glúteos bem firmes. Para quem cuidou do corpo durante o ano todo, esta é a hora de exibir os resultados, mas, para outros nem tão regrados, é preciso correr atrás do prejuízo!
A boa notícia é que, com muita determinação, controle da alimentação, prática de actividade física e hidratação, ainda da tempo de perder os quilinhos a mais e ficar em forma. Basta ter força de vontade e começar. O primeiro passo é iniciar a prática de actividade física  pelo menos 3 vezes por semana. Opte por exercícios aeróbicos, caminhadas, passeios de bicicleta, natação, dança, entre outras, que aumentam a frequência cardíaca, promovendo a queima calórica. O melhor sem duvida é o chamado treino HIIT, treino de alta intensidade, de que já falei aqui.
Aliado à actividade física, é necessário cuidar da alimentação, que é talvez o mais importante e onde muita gente se espalha ao comprido. É preciso optar por alimentos mais saudáveis e menos calóricos.Comer várias vezes ao dia e dar preferência a legumes e frutas do que a massas, arroz, pão...
Como referi, é necessário comer de 2 em em 2h, pois quando ficamos muito tempo sem comer e realizamos qualquer actividade física, o organismo vai buscar energia aos músculos, queimando, assim, a massa muscular, ao invés da gordura, que não é o que se pretende. Por isto, devemos nos alimentar bem e correctamente.
Além dos cuidados com a alimentação, nunca é demais alertar para a importância da hidratação adequada.
O truque para treinar bem, além de um snack pré treino, opte também por roupas confortáveis, e de sapatilhas antiderrapantes, confortáveis e firmes nos pés.
Nunca opte por suplementação para maximizar os resultados. Pode fazer efeito a curto prazo, mas a longo, irá ver que, como não aprendeu a comer, o peso perdido irá voltar. Muitas vezes em dobro.
Agora é só ter foco e vontade. Bons treinos!

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Evoluções

A minha luta tem sido desde há algum tempo melhorar a minha capacidade de ver os problemas e de mudar a minha mentalidade.
Foram 30 e muitos anos a viver a só olhar para o lado mau, a ser pessimista, a não acreditar em mim, a não gostar de mim. Hoje sei que estou a mudar. Tenho os meus momentos mas já consigo olhar e ver o lado positivo das situações (ou pelo menos tentar). Gosto de mim e acredito em mim.
Faço coisas sozinha, sinto-me mais independente.
Ainda em evolução penso sempre em alguns tópicos que me têm ajudado a ser mais forte:

Não vivas no passado, esse ficou lá atrás.
Tenta ser uma pessoa bem resolvida contigo mesma.
Perdoa, ganhas Paz de espírito.
Analisa bem os teus problemas. Tenta ver sempre o lado positivo.
Não te rebaixes. Tem amor-próprio.
Deixa a hipocrisia de lado e sê verdadeira.
Não guardes para amanhã o que podes fazer hoje. Sobretudo se for para demonstrar o quanto gostas das pessoas.
Passeia. Faz planos de fins de semana, de viagens.
Cria memórias com os teus, é isso que ides reter de futuro.
Faz e diz disparates. Ri muito.
Diz que amas a quem amas.


sexta-feira, 20 de abril de 2018

Acreditar

Acreditar sempre que o dia de amanha pode ser um melhor dia. Acreditar que desta vez vai dar certo e que coisas boas também nos acontecem.
Acreditar que se os nossos sonhos não se realizarem, arranjamos outros, adaptamos.
Acreditar que a vida não é sempre cor-de-rosa mas também não é sempre preta nem cinzenta, acreditar que o melhor ainda esta para vir e saber esperar!
Acreditar que faço o melhor que posso e que sou a melhor pessoa possível. Acreditar que no fim direi "fui tão feliz nesta vida".

Porque hoje é sexta feira


quarta-feira, 18 de abril de 2018

Do que li nos ultimos dias...

"Não há nada que derrube uma mulher confiante e em paz consigo. Não há nada que lhe roube o brilho, a força, a vontade de ser feliz. Não há sorte que não dê certo à pessoa que aprende a escolher o lado bom da vida, à que decide o lugar para onde vai voltar todos os dias, à que aprende a eleger as suas pessoas-abrigo (as que se ligam pelo amor, pela entrega e por isto de se ser simples nos afectos). Não há coragem que não vingue a quem cultiva a força interior, a quem mantém o coração grato, a quem celebra – porque sim – o lado simples dos dias. Todos os dias."

segunda-feira, 16 de abril de 2018

O meu filme do fim de semana

O meu nome é Alice (Still Alice).
Aos 50 anos, Alice Howland é uma mulher realizada: tem um casamento feliz, os filhos crescidos e uma carreira prestigiante como professora universitária. Tudo lhe corre de feição até ao momento em que começa a esquecer palavras e a baralhar-se nas coisas mais simples do dia-a-dia. Depois de fazer alguns exames, recebe o terrível diagnóstico: encontra-se num primeiro estádio de Alzheimer, um tipo de demência que provoca uma deterioração progressiva e irreversível da memória, atenção, concentração, linguagem e pensamento. Consciente do que o futuro lhe reserva, Alice está determinada a viver um dia de cada vez e a superar cada contrariedade com a tranquilidade possível. Deste modo, vai vivendo cada momento sabendo que, em breve, a doença vai alterar totalmente a forma como percepciona o mundo – e como o mundo a percepciona a ela…
Vencedora de um Óscar com este filme está  Julianne Moore. O elenco conta também com Alec Baldwin e  Kristen Stewart.

domingo, 15 de abril de 2018

Aos Domingos uma receita

Hoje trago uma delicia da gastronomia tradicional, muito boa e fácil de fazer.
Patanistas de bacalhau.
Preparação :
Cozer o bacalhau, limpar de pele e espinhas e lascar.
Numa taça, juntar o bacalhau desfiado, os ovos, a farinha, a salsa e a cebola e envolver bem. Ir juntando aos poucos o leite ou a água da cozedura do bacalhau até a mistura ficar um pouco liquida e temperar com sal e pimenta.
Numa frigideira larga, aquecer o azeite e fritar as pataniscas às colheradas, pressionando-as com um garfo de modo a que fiquem baixinhas. Colocar sobre papel absorvente para secarem.
Nota: as quantidades de farinha e ovos vão depender da quantidade de bacalhau que fizerem.
Bom apetite!
 
 
 

sábado, 14 de abril de 2018

Aceitar

"Resolvi aceitar algumas coisas da visa, sem dor.
Ninguém vai ser como você sonha, não espere consideração nem que os outros façam o que você faria. Não espere que valorizem o seu esforço. Não espere que lhe ofereçam a mão.
Apenas viva. Aceite  que é preciso deixar o orgulho de lado e dizer preciso-de-voce-agora.
É preciso entender que o outro é diferente e que de vez em quando ele vai-lhe magoar (e você precisa lidar com isso, senão vive só.)"
CC

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Diz que hoje é Dia do Beijo...


O nosso amor

Já passaram 18 anos. Uns bons outros melhores ainda... Podia começar por dizer que o amo mas a palavra ao pé do sentimento parece banal.
Não mudava nada. Não mudava a maneira como tudo começou, não mudava o namoro, não mudava nada no meu casamento, nem o  estido, nem comida, lembranças, nada.
Casei como sempre sonhei e com quem sempre sonhei.
Se voltasse atrás não fazia nada diferente.
Cometi erros, e cometo, mas apredemos e superamos, temos superado tudo.
Mostrou-me que os príncipes existem.
Acordo de manha com o coração cheio de amor, de felicidade e de preenchimento. Não imagino melhor vida para mim, tenho o Homem que amo, o filho mais magnifico que se pode imaginar.
Ainda hoje não sei como é que o Homem perfeito me amou.

Porque hoje é sexta feira


quinta-feira, 12 de abril de 2018

Chuva


Já chegava...

Mas será que lá em cima ninguem se lembra que já chove há meses?? Se não é, bem que parece.
É que sinceramente a chuva já começa a enervar-me. Não apetece sair da cama, não apetece tirar o pijama ao Domingo, não apetece sair para tomar um café á noite.
Já parti o meu guarda-chuva e se assim continua terei que comprar outro. 
Sei que estavamos a precisar, as barragens estavam secas, a fruta a estragar, os rios a secar, mas pá.... já chegava, não?

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Vamos ajudar

Está a decorrer desde o dia 1 de Abril a entrega do IRS.
Este ano para todos no mesmo prazo e tambem a novidade de terem acabado com a entrega em papel. Agora é tudo via internet.
Lembro que muitas pessoas ainda desconhecem que podem, com apenas uma cruzinha, doar 0,5% do seu IRS (sem perder dinheiro com isso) a uma instituição de solidariedade.
É uma maneira de ajudar aquela instituição que tanto merece e que ao longo do ano não temos possibilidade de o fazer.
Normalmente eu ajudo a Liga Portuguesa contra o Cancro, apenas porque senti na pele o magnifico trabalho que fazem, a ajuda que dão e o carinho com que trabalham, mas há imensas outras instituições que também o merecem.
Instituiçoes como o Banco Alimentar Contra a Fome, a Unicef, a Associação de Apoio à Vítima (APAV), a Aldeias SOS ou a Liga Portuguesa dos  Direitos do Animal. Entre tantas outras instituições.
Ajude.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Amor é...

Estares a trabalhar e o teu marido aparecer no teu trabalho, mandar-te chamar... só para te dar um beijinho e dizer que te ama?
Enche-me o peito, preenche-me a alma e aquece-me o coração.
Amo-te hoje e para sempre.


De bebé a rapaz

Tenho visto meu menino crescer a passos de gigante. De bebé que dependia de mim para tudo, hoje é um menino autónomo e cheio de confiança. É um orgulho que me enche o coração.
Já começa a desejar mais liberdade, quer ir para casa dos amigos, quer conhecer e vivenciar tudo o que pode. É um explorador cheio de vontade de ver e aprender. Quer ir , dormir fora, estar com os amigos, mas na hora de chegar a casa, é o mimo do pai e da mãe que aquecem o seu coração.
Está a ficar um pré-adolescente como ele próprio diz. Não se contenta com meias verdades ou com conversa da treta, e com toda a sua razão, sempre que pode tenta me convencer do seu ponto de vista. Temos embates que duram o tempo de dois teimosos dar a mão, dar um abraço e ceder.
Senhor do seu nariz (e ainda bem) só quero que seja sempre muito feliz. Que sejamos, os 3 juntos!

Antes e depois

Acabei de me deparar com estas duas imagens. Trata-se da mesma mulher, mais concretamente da cantora Adele.
Adele revelou ter perdido mais de 30 quilos depois de ter mudado a sua alimentação abdicando de carne e alimentos processados e ainda de refrigerantes. Juntou a prática de exercício físico, passando a praticar três vezes por semana e praticando ainda pilates com frequência.
Li algures que decidiu mudar o seu corpo estritamente por questões de saúde e realçou que o objectivo não era ficar como uma top model.
Quando o tema é o peso, as pessoas ficam melindradas. Há muito a ideia de que o corpo tem que ser magro e sem gorduras.
É verdade que um corpo livre de gorduras, não precisa ser fit, mas bem torneado é bonito, mas o motivo de uma mudança deveria ser sempre ter um corpo mais saudável e não com questões estéticas.
As pessoas deviam focar-se na saudei.
Neste caso, a cantora Adele explica que perdeu peso por questões de saúde e não para ser mais bonita, ou vendável para triunfar na indústria da música. Esse caminho já estava trilhado pois já era cantora famosa. Mudou para se sentir mais saudável. Deixou de fumar para ser mais saudável. Mudou a alimentação por considerar que abusava de alimentos que fazem mal. E começou a praticar desporto porque já não aguentava o sedentarismo da sua vida.
Claro que toda esta mudança acaba por ter impacto na parte estética. A pessoa fica mais bonita, com mais amor próprio e mais confiante. É igualmente verdade que existem pessoas que decidem mudar apenas  por causa da beleza. Mas o grande destaque deveria ser dado à saúde e não à beleza.
Quando vou para o treino, penso sim em ficar mais magra, mais definida, mas a verdadeira essência é a saude. É tirar o rabo da cadeira, é mexer as articulações, por o cardio a funcionar, melhorar a postura. Pode ser que com o tempo, as pessoas passem a encarar o tema com outros olhos, passando a focar o que realmente importa.


segunda-feira, 9 de abril de 2018

Passado é passado

O passado, para muitas pessoas, é uma carga pesada que carregam dentro de si.
Responsável por infelicidade, culpa, depressões.
É sempre tempo de desapegar. Não é apagar tudo o que lhe aconteceu, não é esquecer. Mal ou bem, tudo faz parte de quem somos hoje. A questão é tirar a lição que você precisa do que aconteceu e aceitar.
Deixar  o passado onde ele deve ficar, no passado. Aceitar que não precisamos mais dele, já aprendemos e já ultrapassamos.
Não dá para voltar no tempo e mudar o que aconteceu. Não forces algo que sabes que não vais mudar.
É tempo de viver o AGORA! É tempo de viver o momento, de aprecia-lo e de ser grata por ele. É agora que a vida acontece.
O agora é um presente que nos é dado todos os dias, o problema é que vivemos numa roda de stress, de rotinas e de vivências que nos fazem esquecer que o mais importante nos acontece: todos os dias.

domingo, 8 de abril de 2018

Aos Domingos uma receita

Panquecas do Jamie Oliver

Esta receita é, como já deve suspeitar pelo título, da autoria do conhecido chef britânico, Jamie Oliver. E não podia ser mais fácil de preparar. Miúdos e graúdos adoram e prepara-se em minutos.

 Ingredientes (para 4 panquecas)
1 Chávena de Farinha
1 Chávena de Leite
1 Ovo
1 Pitada de Sal

Modo de preparação 
 1. Misture bem todos os ingredientes e bata com a varinha mágica, até não existirem grumos de farinha.
2. Para confeccionar as panquecas, use uma frigideira anti-aderente. Caso não tenha, coloque uma colher de café de café de óleo de coco na frigideira.
3. Em seguida, coloque uma concha (das pequenas) de massa e assim que fizer bolhas à superfície, vire e cozinhe a panqueca do outro lado.
4. Repita o processo até esgotar a massa.
5. Sirva as panquecas quentes, simples, e adicione os toppings a gosto.


sexta-feira, 6 de abril de 2018

A casa de papel

Conversas e mais conversas e apercebo-me que TODA a gente está fixada nesta série.
Fiquei a perceber que era tipo a série do momento da NETFLIX.
Não tenho Netflix mas tudo se arranja.
A expectativa era muita, confesso. Com quem falo, as pessoas usam palavras como: obecada, fixada, apaixonada, vidrada, ..., para recomendar esta série espanhola.
Sim, espanhola, e pelos vistos de qualidade. Originalmente, passou no canal privado espanhol Antena 3, entretanto, a  Netflix comprou os direitos deste fenómeno e decidiu exibi-la em duas temporadas. A primeira tem 13 episódios, a segunda tem 6.
Basicamente "A Casa de Papel" é sobre um grupo de 8 ladrões que decide realizar o maior assalto da história, à Casa da Moeda em Madrid, com um plano praticamente infalível. Pelo meio, são feitos 60 e tal reféns e eles tem que estar pelo menos 11 dias fechados lá dentro.
Lá em casa já papamos 4 primeiros episódios e confesso que estou a gostar.



Porque hoje é sexta feira


quinta-feira, 5 de abril de 2018

Porque hoje o pensamento é teu

Eu devia ter aí 9 ou 10 anos, vínhamos da Maconde.
A Maconde era uma empresa têxtil riquíssima, em Vila do Conde, e há 30 anos atrás era muito famosa por ter venda directa ao publico, aos sábados e a preços mais baixos.
Ás vezes íamos lá, eu e os meus pais, e eu adorava. Vinha de lá com roupa nova e feliz da vida.
Nesse dia vínhamos da Maconde, era um sábado de sol e eu lembro-me de estarmos muito felizes pois tínhamos feito várias compras. Fomos á mercearia de um amigo da família, como o costume, fazer umas comprinhas para o almoço. Quando entramos e ele nos viu, as lágrimas vieram-lhe aos olhos e perguntou á minha mãe: "Ainda não sabes? "  A minha mãe quase pressentindo alguma coisa perguntou: "Foi a minha mãe?"
A minha avó andava sempre que meio doente, daí a duvida. Era uma pessoa mais fria, mais distante. Resmungava mais e não tinha tanta paciência para os filhos e netos. O carinho e amor vinha sempre do meu avô, não só para nós, mas para toda a gente. Família e estranhos. Toda a gente tinha um prato de comida lá em casa e a minha avó passava-se com isso.
"Foi o teu pai." - Caiu como uma pedra na nossa vida.
O meu avô não estava doente, sempre rijo e bem disposto. Morreu a dormir. Assim, simples, e eu penso que esta morte tão natural e tão calma, tenha sido uma dádiva pela pessoa bonita que ele era.
Tenho muitas memórias bonitas com ele e tenho saudades de o ver a entrar com o seu chapéu na cabeça e os seus fatos cinzentos.
Esta noite sonhei com o meu avô, o Sacristão da Igreja que toda a gente gostava.
De todas as pessoas que já partiram na minha família, atrevo-me a dizer que é de ti que tenho mais saudades, 30 anos depois.

Para lembrar todos os dias


quarta-feira, 4 de abril de 2018

Não gostas de mim? E depois?

A verdade é que não importa quem somos, o que escolhemos fazer ou o quanto nos esforçamos para agradar, sempre haverá pessoas que não gostarão de nós.
Acho que sempre me preocupei em demasia em agradar a toda a gente. Sempre achei, na minha pretensão, que não haveria porque não gostar de mim.
Sempre dei muito poder a outras pessoas e pouco a mim mesma. No entanto, sei hoje que não importa quem somos, como somos ou o que fazemos, sempre haverá pessoas que não gostarão de nós, não importa o quanto tentemos.
Todos temos defeitos, todos temos algo que irrita alguém, e isso é normal, é saudável.
Sempre existirão pessoas que nos amam, essas pessoas são as nossas verdadeiras companheiras, as que merecem todo o nosso amor e dedicação.
A verdadeira essência de sermos seres felizes e completos é sermos sempre, mas sempre, verdadeiros com nós próprios, valorizar-mos quem está ao nosso lado, e não perder tempo a tentar provar algo a pessoas que não têm nada a dizer na nossa vida.
Penso que nunca devemos desistir de nós, não importa os erros que façamos e o quanto nos sentimos mal com algo, temos sempre que lutar por uma melhor versão da nossa pessoa, todos os dias.
É normal não agradar a todos e a vida deve seguir da mesma maneira.
Quando aprendermos a nos amarmos e a aceitar-nos como somos, amar outras pessoas torna-se mais fácil. Portanto, temos que nos focar no amor, na felicidade e na positividade.
Torne-se uma pessoa da qual realmente se orgulhe.

Das invejas de estimação

Tenho acompanhado "a vida" de Carolina Patrocínio nas redes sociais, ou pelo menos o que ela partilha, claro.
Carolina foi novamente mãe de outra menina há muito poucos dias e  partilhou fotos que pareciam que nada lhe tinha acontecido. Com a recém-nascida nos braços,  maquilhada, com fios, brincos e anéis.

Estas fotos desenvolveram um imenso rol de partilha de mensagens de ódio e desdém de várias pessoas, muitas mesmo, acusando-a de ser falsa e artificial.
A irmã sentiu necessidade de a vir defender dizendo que ela não é de todo artificial e que para ter um filho não é necessário estar sem brincos. Verdade.
A própria Carolina veio a publico dizer também que para quando se vai ter um filho vai-se como se está no momento e que apenas se pensa em epidural e puxos. Outra verdade.
Temos para mim que a maior parte dos comentários e criticas são pura inveja. Uma mãe não tem que ser obrigatoriamente gorda, com 3 queixos e estar de cara deslavada.
A Carolina Patrocínio opta por ter um corpo que ela gosta, e independentemente de gostarmos ou não, há-que respeitar.